Cebes homenageia Nalu Farias, que formou mulheres por um mundo melhor e menos desigual

Faleceu nesta sexta-feira (6/10/2023) a militante feminista Nalu Faria, uma das mais importantes figuras da militância nacional. Nalu Farias, companheira de lutas feministas de décadas nos deixa um grande vazio. Militante e ativista em tempo integral Nalu articulou e formou mulheres do campo e das cidades por um mundo melhor e menos desigual. Agora descansa da batalha que travou pela vida.

Ano passado no 12 de setembro debatemos com ela no Cebes Debate sobre o Feminismo Socialista. Nessa matéria você pode ver melhor como foi o debate. No trecho a seguir, Nalu fala sobre a importância do feminismo na luta contra o capitalismo.

Psicóloga, Nalu Faria era militante feminista desde 1980. Atuava nos setores populares e sindicais do movimento de mulheres há 40 anos, com formação feminista e atividades de organização, mobilização e articulação. Coordenadora da SOF (Sempreviva Organização Feminista) coordenou várias publicações da SOF, como o boletim Mulher e Saúde (1993 a 2002), a Coleção Cadernos Sempreviva (dez livros desde 1997) e o boletim Folha Feminista (desde 1999). Foi autora de vários artigos sobre o movimento de mulheres, entre eles “O feminismo latino-americano e caribenho: perspectivas diante do neoliberalismo” e “La formación como instrumento para la construcción de una abordaje antipatriarcal”, “Desafios feministas à ofensiva neoliberal”, “Feminismo socialista: um panorama do pensamento e da luta das mulheres”, “As lutas feministas pela sustentabilidade da vida”. Integrou o Conselho Diretor da Fundação Perseu Abramo de 2013 a 2019. Coordenou Rede Latino-Americana Mulheres Transformando a Economia (REMTE) de 2005 a 2009. Era integrante da coordenação internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) desde 2016.

Assista o Cebes Debate no link ou a seguir: