Cebes integra programa de Drogas, Saúde Mental e Direitos Humanos da da Fiocruz

Maria Lúcia Freitas representa o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde no Conselho Consultivo do programa

A pesquisadora Maria Lúcia Freitas participou, na sexta-feira, 22/11, da instalação do Conselho Consultivo do Programa Institucional de Política de Drogas, Saúde Mental e Direitos Humanos da Presidência da Fiocruz, representando o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).

O programa foi instituído pela portaria 192/2023. A iniciativa reformula um programa anterior, de 2014, denominado Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas (PACD), e avança para outros eixos temáticos além da política de drogas e que também dialogam com a formulação de políticas públicas no campo da saúde

“Buscamos amplificar o diálogo na sociedade e articular a produção de conhecimento entre as diversas unidades da Fiocruz, visando contribuir para a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas nesse campo”, afirma Maria Lúcia.

O Conselho Consultivo subsidia a definição de estratégias institucionais. Entre suas atribuições estão o mapeamento de demandas e ações para formar uma rede de atuação, a promoção de cooperações com esferas governamentais e não-governamentais e o apoio ao desenvolvimento de práticas intersetoriais que melhorem a qualidade do cuidado e da atenção integral aos indivíduos que fazem uso de substâncias.