Cebes participa do I Encontro Nacional de Estudantes de Saúde Coletiva

Entre os dias 20 e 24 de abril, foi realizado no Campus UFRJ, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, o I Encontro Nacional de Estudantes de Saúde Coletiva (ENESC). Representantes de várias entidades ligadas à saúde pública estiveram presentes. A diretora do Cebes, Ligia Giovanella, também participou da atividade, compondo a mesa “Unidos para reescrever a história da Saúde no Brasil”, no último dia do evento, que discutiu os seguintes temas: Mercado de Trabalho e suas interfaces com a graduação em Saúde Coletiva, Educação em Saúde Coletiva e Demandas Sociais em Saúde.

“Estamos aqui unidos para reescrever a história da saúde no Brasil. Eu diria, para continuar a construir a história da saúde no país. Entendo o reescrever como incidir com mais força na direcionalidade para a redução das desigualdades sociais e garantia do direito à saúde”, disse Ligia. A pesquisadora da Ensp ainda falou sobre a história do Cebes e convidou os estudantes a participarem dos núcleos da instituição. “O CEBES conta atualmente com 20 núcleos distribuídos por todo o país em um modelo democrático e pluralista de organização, aberta a todos defensores do direito universal à saúde e da justiça social. Convido a todos a se filiarem, acessando nosso site Cebes.org.br”, acenou. Representantes do Núcleo Cebes/Rio também participaram do encontro.

Com apoio da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj), entre outros, o encontro, que foi organizado pelo Centro Acadêmico de Saúde Coletiva da UFRJ, teve como objetivo reunir estudantes e profissionais, professores e pesquisadores a fim de debater diversos assuntos com relação direta ou indireta com a formação profissional e cidadã.

Segundo nota oficial do Centro Acadêmico, o I ENESC foi lançado para unir pessoas em torno da saúde coletiva e debater sobre o tema. Diz a nota: “O I ENESC foi criado com um espaço para a reflexão da graduação em Saúde Coletiva, que surge como algo novo em um momento de reconceitualização da Saúde e de transformações no âmbito da formação dos profissionais que atuam no campo da Saúde Coletiva”.

Confira o vídeo realizado pelos alunos.