Cebes expressa pesar pela perda do grande sanitarista Gilson Cantarino O’Dwye

O Cebes expressa seu profundo pesar pela perda do grande sanitarista Gilson Cantarino O’Dwyer. Foi com tristeza que recebemos a notícia do seu falecimento ontem (21).

Um gestor de grande capacidade técnica, admirado pelas pessoas que com ele conviveram, corajoso e inovador, realizou contribuições de inestimável valor para a consolidação do SUS. Sua persistente luta pela melhoria das condições de vida e por um sistema de saúde universal e de qualidade foi a marca do seu compromisso público. Gilson deixa um importante legado para a Saúde Coletiva brasileira.

Formado em medicina pela UFF, em 1975, já demonstrava como aluno exemplar e orador de turma a sua liderança. Psiquiatra muito estimado por seus pacientes, deixa história por sua expressiva contribuição à Saúde Pública do país.

Gilson foi Secretário Municipal de Saúde de Niterói por 10 anos e Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro de 1999 a 2002. Sua participação como presidente do Cosems do Rio de Janeiro entre os anos de 1991 e 1995, presidente do Conasems entre 1995 e 1998 e presidente do Conass de 2003 a 2005, foi de grande importância para a consolidação destes colegiados de gestores.