Núcleo Recife do Cebes presta solidariedade ao assentamento Normandia do MST

O núcleo Recife do Cebes manifesta solidariedade ao assentamento Normandia do MST, em Caruaru, Pernambuco, atacado por um grupo da extrema direita. A presidenta da entidade, Lúcia Souto, afirma ser uma inadmissível violência contra os movimentos populares, no intuito de impedir e amedrontar a livre participação de todos na construção democrática do país. O grupo aproveitou uma festa no Parque de Vaquejada Milann, que se localiza na frente do Assentamento. Segundo o MST, além de picharem o local, arrombaram e incendiaram a casa de moradia da coordenadora do centro. Com o fogo, a militância foi alertada e conseguiu apagar o incêndio. A casa entretanto foi parcialmente queimada, principalmente as camas, telhados e os pertences.

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO ASSENTAMENTO NORMANDIA DO MST

As entidades e pessoas abaixo nominadas vem a publico expressar a solidariedade ao Assentamento Normandia do Movimento dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco-MST, em Caruaru, devido ao ataque covarde e brutal de um grupo anônimo da extrema direita insatisfeito com o resultado eleitoral de 30 de outubro de 2022.

Como tem sido divulgado, o grupo, vestido de camisas amarelas, praticou ato de incêndio e pichação em duas das estruturas físicas da área comum do Assentamento Normandia, incluindo o centro de Formação Paulo Freire, durante a madrugada desta segunda-feira (14/11). As pichações incluíam suásticas e a palavra “MITO”, levando a conclusão que seja um grupo de extrema direita.

O Assentamento vem sendo ameaçado de forma mais intensa desde 2019, no primeiro ano do Governo Bolsonaro, onde a mobilização social conseguiu frear um processo de reintegração de posse, que ainda segue pendente devido à pandemia.

Por isso, além de oferecer solidariedade ao MST como um todo, pedimos que as autoridades identifiquem e apliquem as devidas punições a esse grupo anônimo.

Recife, PE
14 de novembro de 2022

Galeria