Cebes se solidariza com docentes e discentes da UFDPAR por abusos contra aluno

Na manhã da última quinta-feira (25), um estudante da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Litoral do Piauí, foi conduzido à delegacia da por desenhar em um banco da instituição. Houve protesto contra abordagem e estudantes alegaram que a atitude de policiais militares foi desproporcional (veja vídeo no link após o final do texto). Segundo o professor de psicologia João Paulo Macedo, o estudante foi autuado por crime ambiental. Vai responder processo, assinou um termo circunstanciado de ocorrência e foi liberado.

NOTA DE APOIO À ADUFPI

Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2022
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes, entidade que milita no campo da Reforma Sanitária Brasileira e do Sistema Único de Saúde desde 1976, manifesta sua total solidariedade aos docentes e discentes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), em razão dos abusos cometidos pelo reitor pró-tempore, Prof. Alexandro Marinho Oliveira, ao acionar a Polícia Militar para prender um aluno de sua universidade.

Um incidente que poderia ter sido resolvido no âmbito interno, administrativo, provocou a invasão de agentes da PM de Parnaíba que foram até a sala de aula dar voz de prisão a um estudante de psicologia, acusado de “pichar” um dos bancos da área de lazer do campus. A atitude do reitor e a truculência dos agentes policiais provocou uma justa revolta de professores e alunos que acompanharam o estudante preso até a delegacia e depois fizeram um protesto pacífico no campus.

Ainda agrava a situação, a existência de indícios de improbidade administrativa do Reitor Pro Tempore Alexandro Marinho Oliveira na sua gestão, conforme denúncia da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, que já solicitou abertura de inquérito civil, junto ao Ministério Público Federal (MPF), para apuração dos fatos.

Como defensores da democracia plena, não podemos aceitar atos como estes de perseguição ao pensamento crítico, à liberdade de expressão e artística e à militância no âmbito da universidade.

O Cebes declara apoio ao movimento de docentes e discentes da UFPAR e aguarda, com celeridade, a abertura de inquérito civil junto ao Ministério Público Federal para apurar os indícios de possíveis atos contrários aos princípios da administração pública cometidos pelo Reitor Alexandro Marinho Oliveira.

Confiamos na ética, transparência e coerência do MPF do Piauí, em defesa da democracia e da ética e transparência do serviço público federal brasileiro.

Lúcia Regina Florentino Souto
Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde

Acesse a nota na íntegra em formato PDF:

Veja o vídeo da truculência de seguranças da UFPAR: