CNS e Ministério da Saúde realizam a 17ª Conferência Nacional de Saúde em julho de 2023

A Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular da Saúde que em 05 de Agosto deste ano irá auxiliar na construção desta edição, cujo tema será “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Etapas municipais vão acontecer de novembro a março e as estaduais e do Distrito Federal de abril a maio de 2023

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência será precedida por etapas municipais, que vão acontecer entre novembro de 2022 a março de 2023, e etapas estaduais e do Distrito Federal, que serão realizadas de abril a maio de 2023.

As conferências locais serão organizadas pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde. Para participar, é necessário acompanhar a realização no seu município e estado, onde os interessados poderão ser eleitos para a etapa final. Também vão acontecer diversas atividades preparatórias para a etapa nacional, como a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada de 8 a 11 de novembro, e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, de 14 a 18 de novembro, em Brasília.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Organização

Conforme a Resolução nº 669 do CNS, publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União (DOU), a conferência será coordenada pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto, e presidido pelo ministro da Saúde. A Comissão Organizadora é composta por representantes do conselho, no segmento de usuárias(os), trabalhadoras(es) e gestoras(es) do SUS, além de prestadoras(es) de serviços em Saúde. Outras comissões integram a organização como a de Comunicação, Informação e Acessibilidade; a de Articulação e Mobilização; a de Infraestrutura e Acessibilidade; a de Cultura e Educação Popular.

• Resolução nº 664 – 05/10/2021
Aprovação da realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde

• Resolução nº 669 – 25/2/2022
Composição  e atribuições da Comissão Organizadora

Site da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

Em 2019, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) reuniu cerca de cinco mil pessoas, em Brasília. A etapa nacional ocorreu após a realização de mais de quatro mil conferências municipais e a mobilização de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal para discutirem e consolidarem propostas relacionadas à saúde. Também aconteceram mais de cem conferências livres, organizadas de modo independente por entidades e movimentos sociais.

Mais informações: www.conselho.saude.gov.br 

Foto: 16ª Conferência Nacional de Saúde – 2019

Ascom CNS