CNS renova Mesa Diretora cobra mais recursos para a Saúde contra sequelas da pandemia de covid-19

Essa sexta (17), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde e demais conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde, eleitos para a gestão 2021-2024, cobraram o Ministério da Saúde mais recursos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atenção diante das sequelas geradas pela pandemia. A cobrança aconteceu durante a 328ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizada nesta sexta (17), em formato híbrido, em Brasília,  que contou com a presença da presidenta do Cebes Lúcia Souto.

Na reunião, Rodrigo Cruz, secretário executivo do Ministério da Saúde, saudou a importância do controle social para aprimoramento das políticas públicas: “O Conselho tem um papel fundamental para a gente desempenhar e entregar para o usuário uma saúde de qualidade diante da magnitude e importância do SUS”.

Na quinta-feira (16), os conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde foram eleitos no último mês e empossados. Na ocasião, definiram os novos nomes que vão compor a Mesa Diretora do controle social nacional na Saúde pelos próximos três anos. Além disso, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, foi reeleito para a presidência do órgão colegiado ao Ministério da Saúde.

Pigatto foi eleito com 40 votos favoráveis. Houve apenas duas abstenções. A votação ocorreu durante a 73ª Reunião Extraordinária do CNS, no San Marco Hotel. A proclamação do resultado foi feita pela conselheira nacional de saúde, Suelly Barrios. Os votos foram dados por conselheiros e conselheiras na titularidade do cargo.

Neste ano, o CNS renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro.

Pelo seguimento de usuários foram eleitos Ana Lúcia Silva Marçal Padduello, Maria da Conceição Silva e Madalena Margarida da Silva Teixeira. Já no segmento de profissionais, os eleitos foram Fernanda Lou Sans Magano e Francisca Valda da Silva. Pelo segmento gestor, os representantes são Jurandi Frutuoso da Silva e Neilton Araújo de Oliveira.

Segmento de usuários:

  • Ana Lúcia Marçal Paduello – Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras
  • Maria da Conceição Silva – União de Negros pela Igualdade
  • Madalena Margarida da Silva Teixeira – Central Única dos Trabalhadores

Segmento de Trabalhadores(as):

  • Fernanda Lou Sans Magano – Federação Nacional dos Psicólogos
  • Francisca Valda da Silva – Associação Brasileira de Enfermagem

Segmento de Gestores(as) e Prestadores(as):

  • Jurandi Frutuoso Silva – Conselho Nacional de Secretários de Saúde
  • Neilton Araújo de Oliveira – Ministério da Saúde