ComunicaSUS apresenta radionovela com Teca e as ações populares em Pernambuco para lidar com covid-19

O novo episódio das radionovelas do ComunicaSUS, projeto voltado para comunicação popular de temas da saúde coletiva, introduz a Agente de Saúde Comunitária Teca, moradora de Recife. Teca apresenta algumas medidas de ação popular, como Mãos Solidárias e Marmitas Solidárias.

O projeto Mãos solidárias é um curso para Agentes Populares de Saúde, na qual moradores da comunidade fazem curso de 20 horas para aprender técnicas de prevenção ao coronavírus. Eles formam uma rede de apoio, que vai cuidar da rua bairro e quem precisar de ajudar para lidar com a pandemia.

Eles vão de casa em casa saber como andam a saúde dos moradores, distribuem máscaras, orientam como cuidar desses equipamentos e manter a casa limpa e arejada, verificam se alguém da casa tem sintoma de gripe e se possuem renda para manter o isolamento social. Se o morador for de grupo de risco, pedem ajuda a vizinhos ou eles mesmos vão ao mercado.

Tudo em parceria com Agentes Comunitários de Saúde, Unidade de Saúde da Família e as Unidades Básicas de Saúde.

A edição 2020 do ComunicaSUS começou a ir ao ar em fevereiro com três radionovelas e um samba. O projeto também criou peças gráficas para com orientações de segurança contra o coronavírus (veja as peças de SUSete, Norma, Angela e Andrade)

Recentemente, criou cards para orientar sobre distanciamento social nesses tempos na qual Estados e municípios reabrem as atividades econômicas não essenciais.

Ouça abaixo a radionovela:

Pode ver no youtube também: