Conferência Livre Nacional de Saúde dos Trabalhadores do Ministério da Saúde define rumos para a 5ª CNSTT
A Conferência Livre Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Ministério da Saúde ocorreu em 30 de abril de 2025, em formato híbrido, sob o tema “A saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores do Ministério da Saúde como direito humano”. O evento, que contou com apoio do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), serviu como etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores (5ª CNSTT), prevista para agosto de 2025. Assista na íntegra nesse link.
Contando com a participação de 578 pessoas de todas as regiões do Brasil, a conferência reuniu a diversa força de trabalho do Ministério da Saúde (servidores, celetistas, terceirizados, bolsistas, consultores, estagiários) e usuários do SUS. Os debates foram estruturados em três eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), novas relações de trabalho e seus impactos na saúde, e participação popular para o controle social.
Desse processo de construção coletiva, emergiram diversas diretrizes e propostas que visam a efetivação da PNSTT, a promoção da saúde integral independentemente do vínculo, o enfrentamento de riscos psicossociais e violências, a valorização da diversidade e o fortalecimento do controle social.
Ao final, dez delegados e delegadas foram eleitos para representar os participantes – assegurando a diversidades das pessoas presentes – e levar as propostas aprovadas para o âmbito nacional na 5ª CNSTT. Eles representam trabalhadores, usuários e gestores de diferentes segmentos e regiões, incluindo DF, MS, AP e RS.
Acesse o relatório no PDF a seguir:
