Conheça os principais fatos da reunião do CNS de maio de 2008

Por Luiz Antonio Neves, Diretor do Cebes

Como primeiro informe, o Cebes apresentou a substituição na representação do Conselho da sua diretora Lígia Bahia, pelo diretor Luiz Antonio Neves. Participaram desta reunião no primeiro o dia os dois diretores para fazer a transição no Conselho. Lígia, por sua participação foi muito eleogiada por todos os conselheiros.

A reunião teve uma pauta bastante extensa, marcada por relatos de 15 comissões (das 21 que existem) de diversos temas específicos, com relatórios muito interessantes que podem ser disponibilizados a partir da página do Conselho.

Além desses relatos, quatrodestaques: a ida de Tereza Cruvinel, que é a executiva da Empresa Brasileira de Comunicação, que informou sobre como está sendo organizado a TV pública e as oportunidades de comunicação. Deixou claro que existem espaços para divulgação da saúde mas tem que ser demandada, senão não acontece, e enfatizou que acha oportuno uma campanha de defesa do SUS aliado às comemorações dos 20 anos do SUS.

A outra foi a ida do Dep. Arlindo Chinaglia, Darcisio Perondi e e deputada Jô Moraes. O Presidente Arlindo informou que o tema da regulamentação da EC 29 está sendo tratado na Câmara agora em regime de urgência (aprovado no dia 13) e que espera qua haja uma mobilização do Conselho e das entidades pela aprovação do projeto que está tramitando, mas com nova fonte de recursos, sem o qual o projeto não passará, e se passar será vetado pelo Presidente.

O deputado Arlindo saiu, e o Dep. Perondi ficou para mais informações e, no dizer dele, se for para votar nova fonte de recursos, terá mais duas votações na Câmara e duas no Senado, então não será para este ano. Achava melhor rever os valores para baixo, aumentar a taxação em bebidas e cigarros e procurar outros recursos, etc.

Também destacamos a ida ao Conselho do ex-ministro Dr. Agenor, na qualidade de presidente da Anvisa, com diversos membros de sua equipe e fez importante exposição sobre o monitoramento da presença de agrotóxicos em diversos alimentos e as propostas para o setor.

Outra destaque foi discussão sobre dengue inclusive com apresentação do Rio de Janeiro, quadro de grande importância para todo o Brasil, inclusive com um olhar no Conselho sobre as causas da situação atual etambém para o enfrentamento desta questão para adiante.