Conselho Nacional de Saúde realiza reunião ampliada em Brasília

Por Lídia Maia, do Conselho Nacional de Saúde.

 

Cerca de 200 pessoas, entre Conselheiros nacionais, estaduais, municipais, coordenadores de plenárias e gestores, estão reunidas no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, para a 264ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que acontece entre 10 e 11 de dezembro. A reunião tem como objetivo analisar os cenários políticos que se apresentam para 2015 e o papel do controle social frente aos desafios; construir e pactuar compromissos com o Plano de Ação para a realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde, além de apreciar e deliberar sobre abertura de cursos na área da saúde.

As atividades começaram com a apresentação da presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, que falou sobre as propostas de mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que tem como tema “Saúde pública e de qualidade para cuidar bem das pessoas: um direito do povo brasileiro”.

Segundo Maria do Socorro, a 15ª Conferência visa mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS, incluindo novos sujeitos e fortalecendo a participação dos que já atuam nas esferas públicas da saúde; aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado e da sociedade brasileira, em especial as que incidem sobre o setor e a política de saúde; construir e deliberar, de forma participativa, as bases do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos de Saúde (PNS, PES e PMS); e por último, fortalecer o papel do Controle Social na Saúde enquanto mecanismo da democracia participativa.

Vários participantes da reunião deram suas contribuições e explanaram sobre o cenário de cada região e falaram sobre a mobilização das etapas municipais e estaduais.

Na parte da tarde, os integrantes do evento foram divididos em três grupos de trabalho. O primeiro discutiu Plenárias (Regionais e Nacional): temas, organização e formato, caráter político, local e data, mobilização para o dia 7 de abril, diretrizes para o PPA e Plano Nacional de Saúde (PNS). O segundo debateu de Mobilização e Comunicação. E o último tratou da Participação: critérios e papéis de delegados e convidados, inovação, grupos de trabalho, ampliação da base social de representação.

Hoje, os grupos apresentam as considerações finais.

 

Fonte: Conselho Nacional de Saúde