Convite de Ligia Giovanella para leitura da Saúde em Debate – edição especial Movimento Saúde dos Povos

Olá eu sou Lígia Giovanella, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, da Escola Nacional de Saúde Pública, e do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Nós estamos hoje aqui lançando o número especial da revista Saúde em Debate sobre a atuação global do Movimento de Saúde dos Povos (People Health Movement) em defesa do direito universal à saúde.

Essa revista é importante porque ela mostra toda a mobilização global e em defesa – não é uma questão só nacional do Brasil mas também global – a questão da defesa do direito universal em saúde. (A publicação) apresenta esse movimento e o divulga. O Cebes e a Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) integram a rede de ativistas que compõem o Movimento Mundial pela Saúde dos Povos.

Essa revista apresenta diversos artigos mostrando mobilizações internacionais – em vários países do mundo e também no Brasil – em defesa do direito são dos povos e convido mundo acessar. Ela tem também uma seção de Depoimentos em memória do David Sanders e Amit Sengupta, que foram dois grandes atores internacionais nessa defesa do direito universal à saúde e apresenta também como um documento e a declaração da 4ª Assembleia Mundial de Saúde dos Povos que foi realizada em Bangladesh, em 2018“.

Acesse a revista no link abaixo. Veja aqui o texto introdutório da edição especial da revista Saúde em Debate v. 44 n. Especial – O Movimento pela Saúde dos Povos: ação global em defesa do direito universal à saúde.