Coordenação colegiada toma posse na Alames

Tomou posse nesta segunda-feira (20 dez) a nova diretoria da Associação Latinoamericana de Medicina Social (Alames), em cerimônia virtual realizada desde a Argentina e presidida pela coordenadora da entidade, a professora Alicia Stolkner. A representante do Brasil na entidade, a sanitarista Ana Costa, ressaltou que esta nova gestão inaugura um momento importante na entidade, pois será uma direção colegiada com um representante de cada país da América latina.

Ana Costa, que também é diretora executiva do Cebes, lembrou que os novos diretores assumem num contexto de uma nova onda de democracia que se instala em diversos países latino-americanos. A diretora aproveitou para saudar o novo presidente do Chile, Gabriel Boric, que derrotou nas urnas o representante da direita chilena, José Antonio Cast.

A Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) é uma organização política sem fins lucrativos, formalmente constituída em 1984 durante o III Seminário Latino-Americano de Medicina Social, realizado em Ouro Preto, Brasil.

Fazem parte da Alames pessoas vinculadas a diferentes campos da teoria e prática da Medicina Social/Saúde Coletiva, que se organizam em núcleos em cada país do continente. Quando já existem organizações que expressem o pensamento da Medicina Social/Saúde Coletiva, se assume que estes são os núcleos de Alames nestes países, como o caso do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) que representa a Alames no Brasil.