Curso ‘O Papel do Controle Social e a importância da participação social para salvar vidas’

Cebes promove na quarta (29) a partir das 19h o curso “O Papel do Controle Social e a importância da participação social para salvar vidas“. O evento faz parte de uma oficina de participação cidadã do Grito dos Excluídos e parte da preparação da Conferência Livre da Etapa Nacional da 17a Conferência Nacional de Saúde. A oficina será ministrada por Lúcia Souto e Carlos Fidelis Ponte, respectivamente ex-presidente e atual presidente do Cebes.

Com a presença de Carlos Fidelis Ponte, historiador e Mestre em Saúde Coletiva, Doutor em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ, Pesquisador do Observatório de História e Saúde da Fiocruz e presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES e Lucia Souto, médica sanitarista, mestre em Saúde Coletiva e doutorado em Saúde Pública, professora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ex presidente do Cebes e atual assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde.

Participação cidadã é a inclusão dos cidadãos na definição dos processos políticos e econômicos e no rumo das políticas públicas. Ela é a estratégia pela qual as pessoas se integram ao processo decisório e podem influir no sentido de que as necessidades da população sejam vistas e atendidas e como isso será feito. Portanto, a participação constitui o meio pelo qual as pessoas podem promover reformas sociais significativas que lhes permitam compartilhar dos benefícios produzidos pela e para a sociedade.

A cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais assegurados não apenas na lei, mas no acesso a serviços prestados com qualidade. Ser cidadão é poder exercer o conjunto de direitos e cumprir os deveres decorrentes da vida em sociedade. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do cidadão na sociedade, lutando para que seus direitos não sejam violados.

A mobilização e articulação contínuas da sociedade, na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS, se materializam no controle social das políticas públicas.

Vamos incentivar e apoiar a mobilização popular nos diversos movimentos, entidades e associações rumo à Conferência Livre da Etapa Nacional da 17a. Conferência Nacional de Saúde. Participe e divulgue!! A transformação da realidade depende da atitude de cada um de nós.

Serviço:

O que? O Papel do Controle Social e a importância da participação social para salvar vidas.
Quando? Quarta, 29.03 das 19h às 22h
Quem?

Lúcia Souto, mestre em Saúde Coletiva, professora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ex-presidente do Cebes e atual assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde.

Carlos Fidelis Ponte, Historiador e Mestre em Saúde Coletiva, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).

Organização: Grito dos Excluídos, Catholic Agency for Overseas Development, Fórum Regional de Saúde Sul, 8a Semana Social Brasileira, CNBB, Pastoral da Saúde, APROFe, ABH