O médico psiquiatra Paulo Amarante, diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), recebeu o Troféu Personalidades Capital Cultural 2010, em cerimônia que aconteceu na casa noturna Carioca da Gema, na quarta-feira (29).
Entre os dias 20 e 24 de abril, foi realizado no Campus UFRJ, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, o I Encontro Nacional de Estudantes de Saúde Coletiva (ENESC). Representantes de várias entidades ligadas à saúde pública estiveram presentes. A diretora do Cebes, Ligia Giovanella, também participou da atividade, compondo a mesa “Unidos para reescrever a história da Saúde no Brasil”, no último dia do evento, que discutiu os seguintes temas: Mercado de Trabalho e suas interfaces com a graduação em Saúde Coletiva, Educação em Saúde Coletiva e Demandas Sociais em Saúde.
Depois do salário mínimo, agora é a vez da “terceirização” dos hospitais universitários, prevista em medida provisória, acirrar os ânimos entre entidades sindicais e a presidenta. Sindicalistas veem começo de processo de privatização das universidades
Após o desgaste inicial do governo com os movimento sindicais na votação do salário mínimo, a presidenta Dilma Rousseff precisará de jogo de cintura para novamente acalmar os ânimos dos sindicalistas. Uma nova batalha do movimento sindical deve eclodir no Congresso nas próximas semanas, quando representantes dos trabalhadores das áreas da saúde e da educação prometem engrossar o coro contra a Medida Provisória 520/10, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (Ebserh). Na avaliação dos sindicalistas, a MP privatiza os hospitais universitários.
Interfarma banca viagem aos EUA para 18 deputados federais; Saraiva Felipe (PMDB), Manuela D’Ávila (PC do B) e Cândido Vaccarezza (PT) estão na comitiva; projetos que prejudiquem a indústria farmacêutica não avançam na Câmara
Desde a aprovação de Lei de Patentes, em maio de 1996, a indústria farmacêutica brasileira não perde uma briga no Congresso Nacional. As patentes de segundo uso (aplicadas quando se descobre uma utilização nova para um remédio antigo) continuam valendo mesmo sem estarem previstas em lei, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) já não pode impedir a concessão de patentes e os inibidores de apetite estão livres para a venda. A garantia de tudo isso responde pelo nome de Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), maior representante do setor no Parlamento brasileiro e patrocinadora, nesta semana, de uma comitiva de 18 parlamentares aos Estados Unidos. A Interfarma e o Brazil Institute bancaram uma missão para que os parlamentares conhecessem o desenvolvimento técnico da indústria farmacêutica.
O médico psiquiatra e diretor do Cebes critica a profusão de informações equivocadas contra os loucos geradas pela tragédia da Escola Municipal Tasso da Silveira e aponta, entre outras coisas, que o caso prova o quanto a saúde mental no Rio de Janeiro está precarizada. Confira.
Faça sua doação
Ajudar o Cebes, significa que você apoia a luta, fortalece a instituição e integra esse coletivo de luta por uma saúde que seja pública universal e gratuita com um Sistema Único de Saúde (SUS) para todos!