Deputados aprovam plano de saúde de Obama

A Câmara dos Representantes aprovou ontem a proposta de lei para reformar o sistema de Saúde dos EUA, que vai beneficiar milhões de norte-americanos. Agora falta a aprovação do Senado.

O plano da reforma da Saúde norte-americano, considerado como uma das prioridades do programa político de Obama, foi aprovado na generalidade com 220 votos a favor e 215 contra. Para chegar a esta votação foram precisas mais de cinco horas de debate no hemiciclo.

O custo da medida está avaliado em cerca de mais de um bilião de dólares (730 mil milhões de euros) durante os próximos 10 anos, financiado através de um imposto de 5,4% aplicado às pessoas que ganham mais de 500 mil dólares por ano.

A proposta de lei, com quase duas mil páginas, prevê o alargamento dos cuidados de saúde a 96% da população norte-americana e abrange, pela primeira vez, 36 milhões de cidadãos que até agora não tinham acesso a qualquer seguro de saúde.

Após a votação, o Presidente dos Estados Unidos emitiu um comunicado em que afirma que “a Câmara dos Representares aprovou uma proposta de lei que vai proporcionar estabilidade e segurança aos americanos que já têm uma cobertura, opções de cobertura de qualidade para os que a não têm e fazer baixar os custos da saúde para as famílias e empresas”.

O texto passa agora para as mãos do Senado, que terá que aprovar a sua própria versão da proposta para depois os dois documentos serem fundidos e transformadas em lei.

Fonte: Valor Econômico