Desafios pra uma atenção integral de qualidade: a articulação intersetorial no território produzindo saúde e bem estar

Nesta próxima segunda-feira (22/08), o programa Cebes Debate vai abordar um tema importante no cuidado do atendimento. Convidamos um médico de família e comunidade, Aristóteles Cardona e uma assistente social, Tiana Brum de Jesus, para reponderem aos desafios de como aprofundar a articulação intersetorial entre os vários agentes da saúde, na perspectiva de produzir um cuidado integral e de qualidade no território. Cebes Debate, nesta segunda – 25 de agosto, 17h.

?? Participantes:
?? ARISTÓTELES CARDONA JUNIOR
Médico de família e comunidade, professor da Univasf (Universidade do Vale do São Francisco) e membro da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2012). Atualmente é Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco, é Médico da Atenção Primária em Petrolina/PE e mestrando em Saúde Coletiva na FIOCRUZ. Cumpre função também como Tutor Acadêmico do Programa Mais Médicos pela Univasf. Fundador e colaborador no podcast Medicina em Debate. Colunista do jornal Brasil de Fato.

?? TIANA BRUM DE JESUS
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI 2009). Realizou Residência Integrada em Saúde (Especialização Latu Senso), do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com ênfase em Saúde da Família e da Comunidade (2012). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Já atuou como Assistente Social do Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPS ad) do município de Sapucaia do Sul/RS; do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS Partenon. Atuou como preceptora da Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul – Ênfase em Saúde Mental, em uma parceria com a prefeitura do município de Sapucaia do Sul/RS. De 2016 a 2018, trabalhou no Serviço de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa, do Grupo Hospitalar Conceição. Atualmente é assistente social do Serviço de Saúde Comunitária do GHC, compondo a equipe de NASF da Unidade de Saúde Santíssima Trindade (USST). É preceptora do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade da Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) do GHC. Apoiou o movimento social “Vila Dique Resiste” em Porto Alegre/RS, além de movimentos sociais em defesa do SUS e dos direitos humanos. Tem experiência com teatro do oprimido como instrumento de discussão social, onde integrou grupos e oficinas populares. Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre/RS (2022/2023) e integrante do Comitê Democrático e Popular em Defesa do SUS e contra as terceirizações.

?? LUCIA SOUTO
Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Médica sanitarista, pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

?? Mediação:
?? JOSÉ NORONHA
Diretor do Cebes

? Quando? Segunda-feira (22.08) às 17h

Assista no link ou a seguir: