Duas grávidas de 9 meses perdem bebês após tentativas frustradas de internação

Aracaju – O último fim de semana foi dramático para muitas gestantes que buscaram atendimento na maternidade do Hospital Santa Isabel, em Aracaju, no Sergipe. Algumas mulheres conseguiram internação em um hospital particular, outras voltaram para casa sem atendimento. Por causa da falta de atendimento, duas gestantes não conseguiram dar a luz e perderam seus bebês.

Lucilene Passos, de 26 anos, grávida de 9 meses, tentou se internar duas vezes no hospital. Ela procurou atendimento pela primeira vez na sexta-feira, sem conseguir. No sábado, um exame clínico comprovou que o bebê ainda estava vivo, mas ela novamente não conseguiu uma vaga na maternidade. No domingo já era tarde demais. A gestante foi levada às pressas ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes para tirar o bebê morto.

Após sentir fortes dores na manhã do sábado, Cristina Nascimento, de 34 anos, grávida de nove meses, foi encaminhada para a Maternidade Santa Isabel, onde foi examinada e liberada após a realização do exame de toque.

– O médico considerou que ela não estava pronta para dar à luz e mandou de volta para casa. Mas as dores persistiram e trouxemos ela de volta no fim do dia – conta o marido Edson Lopes.

Cristina entrou em trabalho de parto na madrugada do domingo, teve complicações e o bebê acabou morrendo.

– Nosso filho morreu devido a irresponsabilidade dos médicos – desabafa o pai.

O corpo do bebê foi liberado para ser sepultado, a mãe continua internada. De acordo com a direção do Hospital Santa Isabel, há superlotação na unidade e, por isso, algumas mulheres que não estavam em trabalho de parto não foram internadas.

Fonte:
Jornal O Globo