Edição especial da Revista Saúde em Debate já está disponível

Publicada anualmente, a edição especial da Revista Saúde em Debate esse ano aborda a Atenção Básica no Brasil e seus processos avaliativos. Os trabalhos foram realizados no Brasil, com análises de base nacional, regional e municipal.

Entre os temas em destaque da edição (vol 38), o importante processo de expansão da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Mesmo sem sistematização e monitoramento ao longo de todo o período, a expansão foi acompanhada por diversas iniciativas esparsas de avaliação e de processos de indução da institucionalização da avaliação da Atenção Básica no SUS.

Vale ressaltar a iniciativa do Ministério da Saúde, de 2011, que propôs mudanças nas diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e, como estratégia indutora de um processo permanente e progressivo de ampliação do acesso e de qualificação das práticas de gestão, cuidado e participação na Atenção Básica, implementou o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), a partir de 2012.

O PMAQ-AB está em seu segundo ciclo de avaliação e já foi ampliado para equipes de Saúde Bucal e equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Na autoria dos artigos, pequisadores participantes do processo de Avaliação Externa (uma das fases do ciclo do PMAQ-AB), que analisaram dados do banco do Programa, bem como resultados de pesquisas a partir de diferentes modelos adotados na avaliação (tais como Primary Care Assessment Tools — PCATool).

 

A Revista

A revista Saúde em Debate foi criada em 1976, no mesmo ano da fundação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Desde então, tem sido importante veículo de difusão dos temas articulados ao direito universal à saúde e da reforma sanitária, especialmente promovendo o pensamento crítico necessário às práticas políticas.

Com tiragem impressa de dois mil exemplares, a publicação aceita trabalhos inéditos, em português, espanhol e inglês, sob a forma de artigos originais, artigos de opinião, ensaios, artigos de revisão ou de atualização, relatos de casos e resenhas de livros de interesse acadêmico, político e social.

Desde dezembro de 2012, a revista está também na base SciELO Brasil (ScientificElectronic Library Online), que abrange uma coleção seleta de periódicos científicos. Toda a coleção está disponível online para livre acesso no site, através da biblioteca David Capistrano.

 

Acesse a edição especial aqui.

Acesse a coleção completa da Revista Saúde em Debate aqui.