Evento propõe o aprofundamento do debate sobre a Fundação Estatal

O Cebes participou no último dia 30 de maio de 2008 do evento sobre a Gestão do SUS e o Projeto de Fundação Estatal promovido pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – Vitória/ES.

A mesa-redonda composta por quatro expositores, Pedro Barbosa (ENSP), Carmen Lucia (Conselho Nacional de Saúde) e Maria Clara (Ministério Público do Espírito Santo) e Ligia Bahia (Cebes) foi coordenada pela Professora Elda e o público, cerca de 100 pessoas, predominante constituído por alunos de pós-graduação e graduação discutiram, durante mais de 4 horas, o tema gestão e implementação do SUS. O debate abordou desde sub-temas referidos à reforma do Estado até os aspectos jurídico-legais do projeto de fundação estatal. A riqueza dos debates e a disposição de todos os participantes para enfrentar os desafios à implementação do SUS marcaram o evento.

Núcleo do Cebes no Espírito Santo

De acordo com a sugestão das professoras Rita, Ethel e Elda, foi agendado o lançamento do Núcleo do Cebes no Espírito Santo para o dia 14 de agosto. A avaliação de várias pessoas presentes no debate sobre as fundações estatais é que o contexto de reativação do Núcleo de Saúde Coletiva, a densidade da produção acadêmica bem como o manifesto compromisso de sanitaristas de diferentes gerações para integrar o projeto de retomada da Reforma Sanitária constituem ingredientes essenciais para a reorganização do Cebes no Espírito Santo.