Formação profissional será destaque de seminário comemorativo dos 20 anos do SUS

Para comemorar os 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e discutir suas contradições e desafios, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) vai promover o Seminário de Trabalho ‘Estado, sociedade e formação profissional em saúde. Vinte anos do SUS: contradições e desafios’, entre os dias 9 e 11 de setembro deste ano.

O evento será organizado a partir de cinco eixos temáticos. Sonia Fleury, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, e Emir Sader, diretor do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ, vão abrir o encontro, falando sobre ‘Estado, políticas sociais e saúde’. No período da tarde, Jairnilson Paim, professor da Universidade Federal da Bahia, e Ligia Bahia, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Cebes, vão discutir ‘Saúde e Sociedade’.

Na manhã do segundo dia, Virgínia Fontes, professora da Universidade Federal Fluminense e da EPSJV, e Nelson Rodrigues dos Santos, professor da Unicamp, tratarão do tema ‘Democracia, participação e gestão em saúde’. Sergio Lessa, professor da Universidade Federal de Alagoas, e Rubem Mattos, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ, discutirão ‘Trabalho e Trabalho em saúde’. Por fim, na manhã do terceiro dia, Lucia Neves e Isabel Brasil, ambas pesquisadoras da EPSJV, vão falar sobre a ‘Relação Trabalho e Educação na Saúde’.

Para fechar o evento, que se caracteriza como um seminário de trabalho, acontecerá uma plenária na qual uma comissão vai sistematizar, como resultado, reflexões e propostas de princípios e diretrizes para uma educação profissional em saúde de caráter emancipatório.

Junto com o evento, será lançado um livro com uma coletânea de artigos dos palestrantes sobre os temas que serão discutidos no Seminário.

Serviço:
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro.
Contatos com a organização do seminário: seminariosus@fiocruz.br – telefone (21) 3865-9753