Frente pela Vida é contra o bloqueio de pagamento de 200 mil bolsistas

Diante do bloqueio de recursos do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em dezembro pelo presidente Jair Bolsonaro, a Frente pela Vida se manifesta em nota cobrando do Governo Federal a desobstrução dos recursos para o pagamento dos bolsistas. O bloqueio afeta o pagamento de bolsas de 200 mil estudantes trabalhadores de mestrado, doutorado e residências, que atuam com dedicação exclusiva nas universidades, laboratórios, hospitais e diversas outras instituições. Veja a nota a seguir.

Frente Pela Vida é contra o corte das bolsas de dezembro de pós-graduandos e residentes

Em 30 de novembro de 2022 o Decreto presidencial N.º 11.296 bloqueou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, os recursos do mês de dezembro/2022 destinados ao pagamento de bolsas de cerca de 200 mil estudantes trabalhadores de mestrado, doutorado e residências.

Somam à capacidade nacional de produzir ciência, tecnologia, desenvolvimento e saúde para todo o Brasil. No apagar das luzes o governo federal segue atacando diretamente a ciência, a saúde e a educação.

As e os bolsistas atuam com dedicação exclusiva nas universidades, laboratórios, hospitais e diversas outras instituições que utilizam recursos que, segundo a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) já atingem uma defasagem de 75%, para sobreviver, e por diversas vezes financiar suas pesquisas. São diversas as manifestações de bolsistas que dedicam suas vidas e carreiras para atender a população brasileira, relatam não saber como sustentar suas moradias ou alimentação.

A CAPES cobra do Governo Federal a desobstrução dos recursos para o pagamento dos bolsistas.

As entidades do movimento estudantil, ANPG, UNE e UBES apresentaram um mandado de segurança ao STF, e convocaram paralisação nacional e diversas manifestações para o dia 08/12/2022. O Ministro Toffoli, relator da ação protocolada, intimou ontem, 7/12/2022, o governo federal, para responder sobre o bloqueio de recursos em 72 horas.

A Frente Pela Vida se manifesta contra os bloqueios orçamentários, e exige o imediato pagamento das/os bolsistas.

FRENTE PELA VIDA!
8.12.2022

Veja a nota a seguir em PDF: