Frente pela Vida pede explicações ao Conasems sobre Termo de Cooperação com empresas de saúde

A Frente Pela Vida entregou ao presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o médico Willames Freire Bezerra, de Pacatuba-CE, um pedido formal de explicações sobre assinatura do Termo de Cooperação entre o conselho, e a Norvatis Brasil no dia 15 de dezembro de 2021, uma fábrica de medicamentos.

Com o título “Fortalecimento das ações e estratégias de cuidado na Saúde Cardiovascular: um olhar a partir da Atenção Básica”, este projeto conta ainda com a participação da empresa Kune Consultoria em Saúde Ltda, cuja principal atividade é de Apoio À Gestão de Saúde.

As entidades da Frente Pela Vida querem a cópia do Termo de Cooperação, considerando que seus termos, de alta relevância e de interesse público, não são conhecidos e precisam de uma ampla publicidade. O projeto trata de ação estratégica junto à Atenção Básica, especialmente no âmbito das doenças cardiovasculares no SUS e envolve uma área sensível, de acometimento de grande contingente populacional.

O documento da Frente Pela Vida ressalta que ações junto à rede do Sistema Único de Saúde devem ser informadas, especialmente ao Conselho Nacional de Saúde, que tem a atribuição de discutir ações e serviços do SUS, e dar a eles a publicidade devida, bem como asseverar sobre o adequado financiamento.

O movimento Frente pela Vida foi criado em maio de 2020 e é uma iniciativa formada por diversas entidades científicas, da saúde e bioética, entre elas o Cebes (Centro Brasileiro de Estudos da Saúde), a Abrasco, a Rede Unida, a SBB, a Andifes, a CNBB, a SBPC, e o Conselho Nacional de Saúde (CNS). A frente foi criada com o objetivo de lançar um movimento amplo para enfrentar a pandemia da Covid-19, com base em evidências científicas e respeito à saúde da população brasileira. Um de seus fundamentos é a sustentação e ampliação do SUS e que as medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da COVID-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal.


Acesse o documento da Frente pela Vida: