Frente pela Vida: pelo fim das agressões, e solução definitiva para o conflito entre palestinos e israelenses

No dia 7 de outubro de 2023 o Hamas procedeu a um ataque sem precedentes ao sul de Israel, empreendendo o assassinato de centenas de pessoas, o que condenamos com veemência. Ao mesmo tempo condenamos fortemente o massacre genocida que as forças de Israel fazem à população da Faixa de Gaza. Neste momento em que os olhos do mundo se voltam para a tragédia que se abate sobre a região, nos associamos a todas as pessoas e entidades que no planeta reivindicam a paz, o fim da violência, a defesa da vida, e soluções definitivas para o conflito.

Não é mais possível tolerar que as 2,1 milhões de pessoas vivam em Gaza, sob domínio colonial de Israel, cercadas e controladas, e sem nenhum direito. Da mesma forma, é necessário construir uma vida de paz segura para israelenses, que no contexto atual, vivem sob permanente tensão.

Emergencialmente entendemos como absolutamente necessário o cessar fogo entre as forças em luta, evitando a escalada do conflito; suspender o bloqueio à Faixa de Gaza para que a população tenha acesso ao mínimo essencial, alimentos, energia e combustível; criar um corredor humanitário aos que quiserem se deslocar; cuidar da integridade dos profissionais de saúde, hospitais e outras unidades sanitárias; acionar a governança internacional sob responsabilidade do Conselho de Segurança da ONU, para elevar a capacidade de atenção à saúde, já em colapso em Gaza.

Ao longo dos anos vêm se acumulando vítimas de ambos os lados, o que requer soluções definitivas para o conflito que se arrasta por mais de 75 anos entre Israel e Palestina. Neste sentido consideramos fundamental a adoção da Resolução da ONU No. 181 de 1947, ratificada pelos acordos de Oslo (Noruega) em 1993, que têm como objetivo central a fundação de dois estados. Entidades internacionais e a ONU devem se mobilizar para este tipo de solução, a única que poderá por fim ao martírio que se abate sobre a população da região.

15 de outubro de 2023
FRENTE PELA VIDA