Frente pela Vida lança a mobilização da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde

Evento com ex-ministros e dezenas de entidades também visa construir a Conferência Nacional de Saúde de 2023.

Túlio Franco, (Rede Unida) Elda Bussinger (nova presidenta da Sociedade Brasileira de Bioética), Lúcia Souto (Cebes), Fernando Pigatto (CNS) e Juan Mendes (representante Conass e secretário de Saúde do Amapá)

A Conferência Nacional de saúde de 2022 “é livre, democrática e popular, ou seja, aberta à criatividade do povo brasileiro que tem resistido e lutado para que toda a população do país tenha uma vida mais digna”. Assim o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, abriu nesta quinta-feira (07), Dia Mundial da Saúde, o evento de lançamento da Conferência que será realizada no dia 05 de agosto, em Brasília.

É o início de uma ampla mobilização para a construção desta conferência que é um processo que não termina em agosto, mas continua em 2023 com a luta contra a privatização e pela defesa da saúde não como mercadoria, mas como um direito garantido na Constituição. O evento foi organizado de forma híbrida pelas entidades da Frente Pela Vida, com a participação dos que estavam presentes no plenário do anexo da Câmara e por diversas personalidades e lideranças que fizeram depoimento a partir de uma plataforma digital, com transmissão para centenas de pessoas que acompanharam o ato.

Após a abertura pelo presidente do CNS, falaram outros representantes de entidades da Frente Pela Vida como Lúcia Souto, presidenta do Cebes; Túlio Franco, da Rede Unida; Elda Bussinger da Sociedade Brasileira de Bioética e Juan Mendes, representante Conass e secretário de Saúde do Amapá. A presidenta da Abrasco, Rosana Onocko, também falou no início do evento, abrindo os depoimentos virtuais.

Praticamente todos os setores da sociedade brasileira estavam presentes, incluindo seis ex-ministros da saúde do Brasil, José Gomes Temporão, José Agenor Álvares da Silva, Arthur Chioro, Saraiva Felipe, Alexandre Padilha e Humberto Costa que prestaram depoimentos de total solidariedade ao movimento.

Galeria de fotos:

Clique no link para ver como foi o evento desta quinta-feira ou veja a seguir:

A transmissão do lançamento da Conferência foi exibida também pela TV Câmara, rede TVT, Carta Capital e canais das entidades parceiras da Frente pela Vida.