Fundação do Núcleo Cebes Agreste (AL)

No dia 28 de dezembro de 2021 ocorreu a reunião de implantação do Núcleo Cebes do Agreste alagoano, que reúne 19 municípios localizados na região central do Estado de Alagoas, sendo rota de passagem do litoral ao sertão. Tem sua principal cidade, Arapiraca, como sede da 2ª macroregião de saúde e sendo referência para inúmeros serviços de saúde.  

untitled image
Na atividade, estiveram presentes alguns membros fundadores, assim como cebianos dos núcleos estadual e nacional, inclusive com a presença da atual presidenta Lúcia Souto.

A mesa de debate contou com falas introdutórias dos representantes locais: Jarbas Ribeiro (Enfermagem – UFAL), Manuela Lourenço (SMS-Arapiraca), Diego Souza (Serviço Social – UFAL)) e Edir Paulo (representante dos usuários), além de duas intervenções de convidadas, que trouxeram reflexões sobre a conjuntura da saúde coletiva: primeiro, a presidenta do Cebes, Lúcia Souto, falou da importância da iniciativa para a região diante da conjuntura atual, na qual está coadunada a crise sanitária gerada pela pandemia de Covid-19 com um governo que desvaloriza a vida e amplifica o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS); na sequência, a diretora do Cebes Alagoas, Edna Bezerra, trouxe o tom artístico ao debate, com o poema Dissidência ou a arte de dissidiar, de Mauro Iasi, que nos encoraja a enfrentar os desafios dos nossos tempos, num movimento coletivo que pulse como um coração e que esteja imbuído do desejo de revolução.

Entre os integrantes do Núcleo Agreste, há a presença de usuários do SUS, conselheiros de saúde, profissionais dos serviços, professores e estudantes da universidade. Essa composição plural é decisiva para pensar a saúde coletiva do agreste alagoano, nas suas várias perspectivas, mas mantendo o horizonte único de defesa do SUS. O núcleo pretende unir esforços aos demais núcleos do Cebes, fortalecendo o importante papel que a organização possui na saúde coletiva brasileira desde a Reforma Sanitária.

A organização coletiva para a defesa do SUS é tarefa prioritária na contemporaneidade, tendo em vista a correlação de forças vigente no cenário político brasileiro, na qual se engendram ações cada vez mais, declaradamente, contra o SUS e a classe trabalhadora. Diante do cenário de crise sanitária, o Núcleo Cebes Agreste, vem para ampliar o debate acerca de uma saúde pública de qualidade e inclusiva, reforçando as trincheiras de luta para cumprir a responsabilidade de defesa do direito universal à saúde e de proteção de vidas no agreste alagoano e em todo o Brasil.