Grande Debate: “Invisíveis Maiorias; Iniquidade e Injustiça” da Jornada Virtual UEFS 2020

No dia 29 de julho às 17h a cebiana Sônia Fleury e o ex-ministro da Saúde e ex-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) José Gomes Temporão participam do painel “Invisíveis Maiorias; Iniquidade e Injustiça” da Jornada Virtual UEFS 2020.

Leia abaixo um trecho da apresentação do evento (que pode ser acessado na íntegra no site):

A sociedade passa atualmente por um momento especial, com a pandemia do Covid-19, que fez com que as Universidades suspendessem boa parte das suas atividades presenciais. Isso não tem impedido, no entanto, que a UEFS continue atuando junto à comunidade, em atividades de extensão, pesquisa, mesas de diálogo, comunicações e outras que puderam se adaptar ao isolamento necessário a esse período. Com essa motivação e com o intuito de continuar servindo a sociedade de forma ininterrupta, a Universidade convida a todos para participar da JORNADA VIRTUAL DA UEFS, a ser realizada no período de 27/07/2020 a 01/08/2020, com o tema Trilhas para a Pluriversidade, e que tem como objetivo a troca de conhecimentos, experiências e aprendizados que contribuam para um mundo melhor.

Quando?

29/07 de 17 às 19h

Participantes:

Márcia Nunes Maciel Mura: É da etnia Mura e seu sentimento de identidade é respaldado coletivamente pelos Mura do rio Itataparanã. Nasceu às margens do Rio Madeira, território ancestral Mura, faz parte junto aos Mura do Itataparanã e Kapanã Grande do Movimento de Retomada territorial Mura na Amazônia e participa do Coletivo Mura de Porto Velho. Em 2010 ganhou o prêmio de intercâmbio cultural do Ministério da Cultura – Minc, para apresentar sua pesquisa de mestrado sobre mulheres que vivenciam o espaço do seringal na Amazônia, realizada na Universidade Federal do Amazonas – UFAM. É autora do livro: O Espaço Lembrado – Experiências de Vidas em Seringais da Amazônia. Faz parte do Instituto Madeira Vivo e do Núcleo de Estudos em História Oral – NEHO/USP. É doutora em História Social na Universidade de São Paulo – USP.

José Gomes Temporão: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1984) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Professor e pesquisador titular aposentado da Fundação Oswaldo Cruz, ex-ministro da saúde do Ministério da Saúde, ex-membro do cancer control advisory committee – World Health Organization e ex-presidente do CEBES. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Planejamento Em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: sus, saúde coletiva, vacinas, medicamentos, saúde e desenvolvimento. É membro Titular da Academia Nacional de Medicina.

Sônia Maria Fleury Teixeira: Psicóloga, Mestre em Sociologia e Doutora em Ciência Política, atualmente é Pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Professora visitante em diversas Universidades na América Latina e na Europa. Membro de conselhos editoriais e acadêmicos em diversos países. Atuou como consultora tanto de Ministérios e órgãos do governo como de diversas organizações não governamentais no Brasil, e em vários países nos principais organismos internacionais: OPS, BID, UNDP, World Bank, FLACSO, dentre outros. Sua obra inclui 143 artigos em publicações científicas, 105 capítulos de livros, 12 livros publicados, 14 coletâneas organizadas. Recentemente vem desenvolvendo atividades de documentários e vídeos sobre experiências inovadoras. Coordena a Plataforma Digital do Dicionário de Favelas Marielle Franco wikifavela.

Bianca Santana: Colunista das revistas Cult, Gama e ECOA-UOL. Doutora em ciência da informação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com uma tese sobre memória e escrita de mulheres negras. Estudou os usos das tecnologias digitais na educação de pessoas jovens e adultas, no mestrado na Faculdade de Educação da USP. Pela UNEafro Brasil, colaborou com a articulação da Coalizão Negra Por Direitos e agora se dedica à estruturação do Instituto de Referência Negra Peregum. É associada da SOF – Sempreviva Organização Feminista e compõe os conselhos dos institutos Procomum, Vladimir Herzog e Marielle Franco. Autora do livro Quando me descobri negra (SESI-SP, 2015). Organizadora das coletâneas Inovação Ancestral de Mulheres Negras: táticas e políticas do cotidiano (Oralituras, 2019), Vozes Insurgentes de Mulheres Negras: do século XVIII à primeira década do século XXI (Mazza Edições/ Fundação Rosa Luxemburgo, 2019), e Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas (Edufba/Casa de Cultura Digital, 2012). Está escrevendo uma biografia de Sueli Carneiro, a ser publicada pela Companhia das Letras em 2020. Escritora convidada na Feira do Livro de Frankfurt em 2018 e na Feira do Livro de Buenos Aires em 2019, quando também foi curadora do Festival Literário de Iguape. Foi professora da Faculdade Cásper Líbero e da pós-graduação em jornalismo multimídia na Faap. Uma das fundadoras da Casa de Lua Organização Feminista e da Casa da Cultura Digital, onde coordenou um projeto de recursos educacionais abertos.

Mediação:

Jucelho Dantas da Cruz (mediador): Agrônomo e Mestre pela UFBA, Doutor em Zoologia pela UNESP-Rio Claro (2006). Prof. Adjunto do DBIO-UEFS desde 1997, atua na Graduação e Pós. Pesquisa nas áreas de Biologia e Ecologia de Insetos Sociais, Manejo de Pragas e Ecologia Humana, trabalha com Povos e Comunidades Tradicionais, com ênfase na Cultura Cigana. Membro do Gp. De Pesquisa em Direitos Humanos e Fundamentais- GPDH (UESC) – de Minorias, Ciganos, Migrantes, Quilombolas, Refugiados e Apátridas. Coordenador Geral da Diretoria da ADUFS – UEFS, Seção Sindical da ANDES-SN, nas gestões de 2008 a 2012 e atualmente. Representante dos Povos Ciganos na Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT/SEPROMI).
grande debate 2

Transmissão: