Grande encontro da Frente pela Vida com Lula e pelo SUS

No dia 13 de outubro (quinta) a Frente Pela Vida realiza um encontro virtual da saúde, movimentos sociais e políticos em defesa da saúde, pelo fortalecimento do SUS. O atual governo toma medidas que indicam o fim do sistema único e somente um governo do Lula, junto com os movimentos sociais e da saúde são capazes de reverter esta situação.

Em Setembro, a Frente pela Vida criou cards de apoio, com enfoque no tema saúde, à campanha da chapa Lula-Alckmin na eleição para presidência da República. No final de Agosto, o movimento, na qual Cebes e diversas entidades da luta pela reforma sanitária fazem parte, já havia declarado apoio formal à candidatura. No início daquele mês, a Frente entregou a Lula uma Carta Compromisso que destaca a necessidade de mudança de rumo em diversas políticas públicas de saúde. Na época, o presidenciável se comprometeu a acabar com o Teto de Gastos, uma das bandeiras defendidas pela organização. Conheça mais sobre a Frente pela Vida nessa cronologia que o Cebes fez sobre o movimento.

Frente Pela Vida realiza SuperLive pelo SUS e de apoio a Lula nesta quinta, dia 13

Neste 13 de outubro, quinta-feira, às 19 horas, a Frente Pela Vida realiza um encontro virtual do setor saúde em prol da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.

A SuperLive Frente Pela Vida Com Lula e Pelo SUS reunirá lideranças dos movimentos sociais e parlamentares comprometidos com a defesa da saúde pública e das políticas públicas setoriais que atravessam o Sistema Único de Saúde, o único acesso de cuidado integral de cerca de 75% da população brasileira. A transmissão será simultânea em três canais no YouTube: Cebes, TV Abrasco e TV Rede Unida.

A SuperLive tem apoio do movimento Saúde com Lula, que reúne militantes da Luta Antimanicomial e de demais áreas da saúde, e do site Tutaméia, que fará a reprise da transmissão em seu canal no YouTube, na sexta, dia 14, às 18 horas.

Confirmadas as presenças dos senadores Humberto Costa (PE) e Fabiano Contarato (ES), do senador eleito Wellington Dias (PI), dos deputados federais eleitos Alexandre Padilha (SP), Jandira Feghali, Daniel Soranz, Lindbergh Faria, Reimont (RJ), Ana Pimentel (MG), de Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), de João Pedro Stédile, direção nacional do MST, e dirigentes de diversas entidades nacionais da saúde e seguridade social.

Hora de fortalecer o SUS: Criada em maio de 2020 para a defesa do SUS, da ciência e da democracia frente à resposta do governo federal à pandemia, a Frente Pela Vida e suas entidades e organizações participantes denunciam as medidas que pioraram os índices nacionais de imunização, reforçaram o negacionismo científico na população e inviabilizaram a ampliação da Atenção Primária à Saúde.

Para Rosana Onocko-Campos, presidente da Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, o governo Bolsonaro não deixará nenhum legado positivo no campo da saúde. “É um governo que fez uma clara, claríssima opção pela necropolítica, mistura de politicagem e morte, por iludir as pessoas e desencorajá-las no uso das máscaras e atrasar a compra de vacina“. Leia a entrevista de Rosana Onocko-Campos ao site Outra Saúde.

Diante do momento decisivo que são estas eleições, a Frente Pela Vida deliberou pelo apoio à chapa Lula e Alckmin, em 24/08. Cerca de 20 dias antes, em 5/08, a Frente havia entregado a Lula uma Carta Compromisso com 6 pontos centrais para o fortalecimento do SUS, durante realização da etapa nacional da Conferência Livre Popular e Democrática de Saúde.

Para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, a vitória de Lula é fundamental, pois abrirá a perspectiva de revigoramento e consolidação da ideia de sistemas de saúde e de políticas públicas como direitos universais, reforça Lúcia Souto, presidenta do Cebes – Centro Brasileiro de Estudos da Saúde” – Leia a entrevista de Lúcia Souto ao site Outra Saúde na íntegra.

Materiais como cards, panfletos e vídeos destacam a força e o papel do SUS nesta campanha. Acesse no site da Frente Pela Vida.

Veja nesta quinta (13) a partir das 19h no canal do youtube do Cebes. Assista no link ou a seguir:

Dia 30 é Lula e dia 13, às 19h, tem SuperLive

Compartilhe os links, inscreva-se nos nossos canais e potencialize essa transmissão!

TV Abrasco: https://youtu.be/fAZMEe9wuWA

TV Rede Unida: https://youtu.be/A2c6Bcpeysg

Canal Cebes: https://youtu.be/Z-n85pOveGI

Reprise no dia 14, às 18h, no canal Tutaméia: https://youtu.be/0dH10uZB38c

Acesse o release em formato PDF a seguir:


Anexos