Iniciados dois importantes encontros sobre saúde na América do Sul

sistdesaludDois grandes encontros sobre a saúde acontecem, desde a última terça (2), na América Latina. Na Colômbia, ocorre o II Congresso Internacional sobre Sistemas de Saúde, com a participação do Ministro da Saúde e Proteção Social da Colômbia, Alejandro Gaviria, e de representantes do Instituto Sul-Americado de Governo em Saúde (ISAGS).

Realizado na Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, com apoio da União das Nações Unidas (Unasul) e da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS /OMS), o evento acontecerá até dia 5, próxima sexta-feira, com ênfase na análise da relação entre a cidadania e financiamento de políticas públicas de saúde no contexto da crise econômica atual, e suas implicações para alcançar sistemas de saúde universais, equitativos e sustentáveis.

 

fleury2

A conferência contará com a participação de um seleto grupo de especialistas nacionais e internacionais, representantes de governo e da sociedade civil, que, através do diálogo e da reflexão crítica, vão discutir o estado atual dos sistemas de saúde nesta área. É convidada para a ocasião a ex-presidente do Cebes e professora titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Sonia Fleury, que fez apresentação na manhã desta quarta-feira (3) sobre Direitos sociais universais e restrições de financiamento dos sistemas de saúde.

Outro importante encontro acontece, do dia 3 a 5 de outubro, no Equador, com apoio do Ministério da Saúde do Equador e da OPAS/OMS. Trata-se do I Simpósio Internacional sobre mudança climática e saúde, com temas que foram discutidos no Workshop sobre Governança da Saúde, Ambiente e desenvolvimento sustentável, realizado no ISAGS na última semana.

asd