IS divulga chamada para artigos destinados ao próximo BIS

IS divulga chamada para artigos destinados ao próximo BIS

Publicado em: 21/01/2013 09:02:12

O Instituto de Saúde (IS) abre chamada para artigos a serem publicados na próxima edição do Boletim do Instituto de Saúde (BIS). O tema dessa publicação é “As Respostas da Saúde para o Enfrentamento da Violência”. A data de entrega dos textos completos é até o dia 1° de abril de 2013, conforme ementa disponibilizada abaixo.

Os artigos devem conter no total de 15.000 à 25.000 caracteres com espaços, com a letra Word Times New Roman, corpo 12, com espaçamento simples. Ao todo, o texto deve ter entre 6 e 7 páginas, incluindo as referências bibliográficas. O artigo deve ser enviado no formato Word 97/2003 ou equivalente. Figuras e gráficos devem ser enviados à parte. Os trabalhos serão avaliados pelos editores científicos e por editores convidados.

Os artigos submetidos para publicação devem ser enviados para o e-mail das editoras Kátia Cibelle Machado Pirotta, katia@isaude.sp.gov.br, katiapirotta@hotmail.com e Maria de Lima Salum e Morais, salum@isaude.sp.gov.br, masalum@gmail.com ou para boletim@isaude.sp.gov.br.

Para mais informações, clique aqui.

EMENTA

O enfrentamento da violência, em suas variadas manifestações, é hoje uma questão sobre a qual a sociedade e o poder público não podem se omitir. A violência atinge todos os estratos sociais, sendo um forte elemento da precarização da vida, sobretudo entre os segmentos mais excluídos população brasileira. Por tratar-se de um fenômeno social de grande complexidade, as políticas públicas e as ações voltadas para esse fim devem possuir caráter intersetorial e multidisciplinar. No âmbito da saúde, esse problema abrange uma enorme gama de situações, que envolvem o enfrentamento da violência doméstica e da violência sexual, a atenção aos usuários do crack e de outras substâncias psicoativas, a morbidade e a mortalidade devido a causas externas, como acidentes de trânsito e homicídios, entre outros exemplos. A questão da violência é cercada também por diferenciais de gênero, de raça e de geração, sendo que alguns grupos sociais apresentam significativa vulnerabilidade ao problema. Assim, embora se trate de um fenômeno global, a violência atinge de forma diferente mulheres e homens, crianças e adultos, além dos diversos grupos étnicos e raciais da população. Para fazer frente a esse grave fenômeno social, há um esforço para a construção de respostas que envolvam o setor saúde. O enfrentamento da violência implica na articulação entre diversos setores sociais, como saúde, educação e justiça, para uma atuação efetiva com vistas a diminuir o seu impacto e as suas consequências. O propósito desta publicação é reunir uma coletânea de artigos que abarquem as respostas do setor saúde ao fenômeno da violência, considerando seus diferenciais e a especificidade de cada situação. Serão aceitos trabalhos que relatem experiências nos serviços de saúde e trabalhos que apresentem dados de pesquisa sobre esse tema.