Lançada a revista Saúde em Debate nº 97
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde apresenta a 97ª edição da revista Saúde em Debate, com o orgulho e a comemoração de sempre, afinal, são muitos anos de resistência, de luta e de construção do que nosso ex-presidente Sergio Arouca denominava “pensamento crítico em saúde”.
Neste ano, ao completarem-se 10 anos sem Sergio Arouca, aproveitamos para dedicar a ele este número, sabendo que tal ato representa muito pouco em relação a tudo aquilo que ele nos deixou. Arouca insistia em dizer que a reforma sanitária não era uma simples reforma administrativa, de serviços, de modelo assistencial, e sim um projeto de civilização da sociedade brasileira. Esse é seu principal legado!
Ficamos muito felizes em saber que estão sendo organizadas várias homenagens, muito particularmente na Fiocruz e, especialmente, na Escola Nacional de Saúde Pública, que hoje leva o seu nome. E nos sentimos, também, contemplados com tais homenagens, pois, afinal de contas, Sergio Arouca é a representação do projeto do Cebes!
E é sempre interessante lembrar que, quando ele partiu para a Nicarágua, para ajudar a construir o projeto sandinista de saúde, entre suas principais preocupações estava a de não deixar a Saúde em Debate morrer. Esse compromisso nós assumimos e estamos mantendo.
Neste ano, o número de artigos apresentados para submissão aumentou visivelmente, confirmando nossas expectativas e demonstrando como a revista cresceu de importância no campo da saúde coletiva. Isso reforma nosso compromisso e nossa dedicação para torná-la sempre melhor, mantendo a regularidade e o interesse
de nossos leitores e colaboradores.
Dando prosseguimento à proposta das capas deste ano, inspiradas nas festas e comemorações populares brasileiras, como expressão, e ampliada através da concepção de saúde como qualidade de vida, cultura e exercício de cidadania, a ilustração deste número homenageia os fantásticos bonecos de Olinda.
Tenha acesso à revista clicando no link abaixo e faça uma boa leitura!