Nelson Rodrigues dos Santos convida para o lançamento do livro ‘SUS e Estado de Bem-Estar Social: Perspectivas Pós-pandemia’

Nelson Rodrigues do Santos, professor aposentado da Unicampo (do atual Departamento de Saúde Coletiva) e ex-presidente do IDISA, lança no dia 17 de março o livro SUS e Estado de Bem-Estar Social: Perspectivas Pós-pandemia. O evento será uma roda de conversa na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) – na rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo. Será transmitido a partir das 18h30 no canal no YouTube fespspcomunica.

O livro foi publicado pela Hucitec Editora.

Participarão Ubiratan de Paula Santos, médico do InCor, prof. colaborador da FMUSP e integrante do Conselho Superior da FESPSP, Adriano Massuda, médico sanitarista, doutor em Saúde Coletiva e prof. da FGV-SP, Marília Louvison, médica sanitarista, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, e vice-presidente da Abrasco, além de Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Sáude Pública da USP.

Sobre o livro, Gonzalo Vecina Neto escreveu o seguinte texto:

Uma lição de Nelson para utopistas e não utopistas

Sempre que possível fui um aluno atento das aulas do Nelsão. Sempre me impressionava a capacidade de compreender realidades muito complexas através da construção de nexos causais muito bem elaborados. Neste texto são resumidos os trinta anos de luta para construir o SUS. Analisadas as derrotas e os avanços, que não foram poucos, mas que são insuficientes para a demanda por uma vida melhor e menos excludente para nossa população.

Como dito no texto, consequência de tratar a política como negócio! Nelson escarafuncha muito do que não foi feito ou o foi parcialmente. Discute a questão da regionalização e da hierarquização. Nosso modelo de descentralização municipalista e nos leva a conclusão dos caminhos a serem construídos – a partir da compreensão do momento que vivemos, de perceber a jogatina financeira dos detentores do poder dentro da sociedade – e assim temos que ir à luta, alimentados por um projeto de SUS que está aí e que precisa ser enfrentado pelos sonhadores de uma nova ordem social.

A saúde é um bem público, não existe saúde privada. Existe o setor privado realizando ações de saúde e buscando ganhar sempre mais. E existe o frágil estado brasileiro capturado pelos interesses do mercado. E existem os utopistas. Este livro é sobre utopias. Que nós iremos enfrentar se as entendermos.