Lúcia Souto fala à Fiocruz sobre a necessidade de recomposição do orçamento do Ministério da Saúde

A presidenta do Cebes, Lúcia Souto, participou do programa Em Pauta na Saúde, da Fiocruz, exibido em 02/12/2022. A sanitarista falou do trabalho da Comissão de Transição do Governo para a Saúde, a qual ela integra. Segundo Lúcia um dos maiores desafios do governo eleito é garantir financiamento adequado para a Saúde, que teve cortes significativos nos últimos anos, totalizando cerca de R$ 22,5 bilhões. A proposta do GT da Saúde da equipe de transição é a recomposição do financiamento da pasta e aumentar a participação do setor público na Saúde.

Brasil tem 9,6% do PIB na área da saúde, mas mais da metade desse valor é da área privada, que atende 25% da população. A nossa proposta é que (o financiamento público) para o SUS chegue de 6 a 7% do PIB“, disse.

Segundo Lúcia, apesar de toda essa vulnerabilização dos últimos anos, o SUS ganhou reconhecimento da sociedade brasileira. “O País que a gente recebe é um SUS sucateado, profissionais de saúde – muitos em condição de trabalho precarizado, muitos sem receber salários“, disse. A pesquisadora da Fiocruz lembrou que a Frente pela Vida, movimento da qual o Cebes integra, entregou em agosto, durante a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde ao presidente eleito Lula a Carta Compromisso, que prega diretrizes como: saúde 100% pública, recomposição do orçamento da saúde, carreira de Estado, rede de atenção, dentre outras.

No programa, a apresentadora Ellen Paes também destacou a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental realizada por Minas Gerais e a soltura de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia pelo WMP Brasil em Niterói, na região metropolitana no Rio de Janeiro. A cidade vai ser a primeira do Sudeste a ser totalmente coberta pelo método que evita a disseminação de arboviroses

Assista o programa nesse link.