Mensagem do CEBES sobre o cenário atual da pandemia do Covid-19

A presidenta do CEBES Lúcia Souto gravou um breve vídeo com uma análise de conjuntura sobre o atual momento do Brasil no enfrentamento da pandemia do Covid-19. A mensagem tem links com artigos publicados neste site, caso queira se aprofundar nos temas.

Na mensagem, ela reforça as instruções da OMS, e outras instituições, por isolamento social, aponta sobre a falta de EPI para os profissionais de saúdeque estão na linha de frente dessa batalha“, sugere a reconversão de parte do parque industrial brasileiro para atender a demanda nacionalNão precisamos ficar numa disputa global por esses equipamentos“.

Lúcia destaca a importância por medidas de proteção social, principalmente para populações que vivem na periferia e áreas populares que registrem ausência de políticas públicas. “É fundamental que as pessoas tenham dignidade necessária para poder ficar em casa“, disse.

Segundo Lúcia, a sociedade brasileira está manifestando uma maturidade muito grande no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Ela aponta para tomada de decisão de governadores em prol do isolamento social. Mas a transferência de recursos para esses entes federativos pelo governo federal “não está acontecendo à altura“.

O Brasil tem condições de enfrentar essa pandemia. É importante que o SUS tenha reforço de recursos de pelo menos 50 bi para mitigar os danos da pandemia no Brasil. Podemos ter uma letalidade pequena desde que a gente tenha estrutura adequada“, afirma.

Lúcia acredita que é falso o dilema que o País tem que escolher entre salvar a economia ou as pessoas. Para ela, essa é uma controvérsia política que tem que ser enfrentada.

A presidenta finaliza o vídeo com uma mensagem de esperança, “mas com pé no chão“: “A palavra chave é união. Temos que dar conta a esse enorme desafio“.

Veja abaixo o vídeo-mensagem: