Ministério da Saúde encaminha carta de esclarecimento ao Cebes

O secretário de Ciência , Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), Reinaldo Guimarães, encaminhou em fevereiro carta a presidente do Cebes, Sonia Fleury, sob o título “Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNbio). O objetivo do documento, também direcionado a Abrasco, teve como objetivo esclarecer a posição do MS em relação à comercialização de substâncias transgênicas. Isso porque, segundo o secretário, o ministério foi informado de que na última reunião do Fórum Social Mundial, em Belém, houve manifestação pública denunciando um suposto atrelamento do MS aos pontos de vista das empresas demandantes de pedidos de licença de comercialização de produtos transgênicos. Como responsável pela aplicação da política de biossegurança em saúde, Reinaldo Guimarães salienta a necessidade de informar o ponto de vista do MS sobre o assunto tanto ao Cebes quanto a Abrasco, as duas entidades da sociedade civil brasileira que tratam de saúde e que participaram mais organicamente do Fórum. “Incidentalmente, duas organizações das quais me orgulho de ter sido sócio fundador”, finaliza o secretário.

Em resposta a Reinaldo, Sonia agradece a consideração que se teve com as instituiçoes como formadoras de opinião e reforça a necessidade deste tipo de diálogo franco. Ela esclarece que o objetivo das instituições promotoras do evento que gerou tal manifestação foi de trazer a público discussões sobre temas importantes para a política de saúde e para a sociedade brasileira, contribuindo para o fortalecimento democrático por meio da circulação de informações e do exercício coletivo da crítica e do debate.

A seguir, a íntegra da carta do MS ao Cebes, assinada por Reinaldo Guimarães, e a resposta do Cebes, assinada por Sonia Fleury.