Na 9º CSHS, Nísia Trindade lista 8 desafios para a Saúde Coletiva no Brasil

A ministra da Saúde Nísia Trindade promoveu uma conferência no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (9º CSHS), nessa quarta (1), em Recife, Pernambuco. O evento foi articulado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Na sua fala, cujo tema foi “A Relevância das ciências sociais e humanas na reconstrução crítica da saúde brasileira”, Nísia abordou sua experiência de quem é parte da comunidade da Saúde Coletiva brasileira e gestora do Sistema Único de Saúde em toda sua complexidade. Ela também lembrou do artigo Pandemia e interdisciplinaridade: desafios para a saúde coletiva que escreveu para a Saúde em Debate v. 46 n. especial 6 dez (2022): Interdisciplinaridade na saúde coletiva, antes de virar Ministra da Saúde.

Ela definiu 8 desafios importantes para a saúde coletiva no Brasil: demográfico; enfrentamento às desigualdades (classe, gênero e étnico-racias); Ciência, Tecnologia e Inovação como matriz de desigualdades; ambiental; impacto das novas tecnologias de comunicação e informação; mudanças no mundo do trabalho; pesquisa em saúde e o desafio democrático.

Cebes está presentes no 9º CSHS. No dia 31, parte da diretoria participou do Encontro do Fórum Permanente de Comunicação e Saúde.

Carlos Fidelis, Lúcia Souto, Paulo Amarante e José Rubens. Presidente, Ex-Presidenta e mais dois Ex-Presidentes
Cebes na tenda Paulo Freire

Com Ascom Abrasco.