Nísia Trindade é a primeira mulher ministra da Saúde do Brasil

O presidente eleito e diplomado, Luis Inácio Lula da Silva, confirmou nesta quinta-feira (22) o nome de Nísia Trindade, atual presidenta da Fiocruz, como nova Ministra da Saúde do Brasil a partir do dia 01 de janeiro de 2023. Nísia é a primeira mulher a ocupar o cargo de Ministra da Saúde do Brasil.

O anúncio foi feito junto com mais 16 nomes que vão compor o primeiro escalão do governo a partir de 01 de janeiro. Agora, ficam faltando apenas 13 nomes para completar o número de ministros e secretários especiais do futuro governo. 

Para o presidente eleito do Cebes, Carlos Fidelis, o Ministério da Saúde com Nísia Trindade, tal como Lula na presidência do Brasil, “é uma vitória do povo brasileiro, da democracia, de uma grande frente ampla que se uniu contra o fascismo, a barbárie, o negacionismo e o crime organizado que foi disseminado no país”.  

Para ele, a escolha de Nísia é uma conquista de todos os que combateram a pandemia, que lutaram por vida e saúde. “É a vitória de uma Nação que se abre para novos desafios, numa perspectiva de construção de um país inclusivo, sustentável, soberano e que contribua para a paz no mundo e a uma vida digna para todos os povos”, completou. 

O presidente eleito e diplomado esteve nesta quinta-feira no Centro Cultural Banco do Brasil, local onde foram realizados os trabalhos dos grupos de transição e recebeu o relatório final com o diagnóstico e sugestões de todas as equipes que trabalharam ali. Após agradecer a participação de todos no processo de transição, o presidente Lula disse que iria anunciar mais um grupo de nomes para ocupar o primeiro escalão e afirmou que até a próxima segunda-feira, dia 26, concluiria a relação de todos os integrantes dos ministérios e secretarias especiais do novo governo. 

No anúncio desta quinta, a maior surpresa foi para a indicação de Geraldo Alckmim, vice-presidente eleito, para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Dentre os nomes anunciados, estão seis mulheres, entre elas Anielle Franco, que vai ocupar a pasta da Igualdade Racial.  

Jornalista, escritora, educadora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros, Anielle Franco, será nova ministra da igualdade racial do governo Lula. Ela é irmã de Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 14 de março de 2018. A futura ministra integrou a equipe do governo de transição do presidente eleito e atuou no grupo que tratou de políticas para as mulheres. 

Importante ressaltar que não adentro a equipe de transição sozinha, chego com o legado de Marielle e com a trajetória das mulheres negras. Isso mostra que somos muito maiores que qualquer discurso de ódio, desinformação e violências“, disse Anielle sobre a sua nomeação na equipe de transição. 

Eis a relação dos nomes anunciados nessa quinta (22) para compor o primeiro escalão do governo a partir de 01 de janeiro de 2023: 

  1. Secretaria das Relações Institucionais – Alexandre Padilha – Médico, deputado federal, já foi ministro da Saúde e ministro dessa mesma pasta no meu governo.
  2. Secretária-geral – Márcio Macedo – Biólogo, deputado federal, coordenador das Caravanas em 2017 e 2018 e vice-presidente do PT
  3. Advocacia-Geral da União – Jorge Messias – Procurador da Fazenda Nacional 
  4. Controladoria-Geral da União – Vinicius Carvalho – Advogado e ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica Desenvolvimento
  5. Ministério da Saúde – Nisia Trindade – Socióloga, professora, servidora da Fiocruz desde 1987 e presidente da Fiocruz desde 2017 
  6. Ministério da Educação – Camilo Santana – é Senador e foi duas vezes governador do Ceará, com votações consagradoras. 
  7. Ministério da Gestão – Esther Dweck – Economista, professora da UFRJ, trabalhou no ministério do Planejamento
  8. Ministério dos Portos e Aeroportos – Márcio França – Político e advogado, foi vereador, duas vezes eleito prefeito de São Vicente, deputado federal vice-governador e governador de São Paulo.  
  9. Ministério da Ciência e Tecnologia – Luciana Santos – Deputada Federal entre 2010 e 2018, atualmente governadora de Pernambuco e presidente do PCdoB  
  10. Ministério da Mulher – Cida Gonçalves – De Campo Grande, consultora de políticas. Públicas contra a violência de gênero, tendo ocupado a secretaria nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres nos governos Lula e Dilma e participou da equipe de transição. 
  11. Ministério do Desenvolvimento Social – Wellington Dias – Foi vereador, deputado estadual, federal, foi eleito 2 vezes senador e 4 vezes governador do Piauí 
  12. Ministério da Cultura – Margareth Menezes – Cantora, compositora, atriz e produtora com décadas de experiência. Com mais de 30 anos de carreira 
  13. Ministério do Trabalho – Luiz Marinho – Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi prefeito de São Bernardo do Campo e ministro da Previdência e do trabalho no meu governo. 
  14. Ministério da Igualdade Racial – Anielle Franco – Jornalista, professora e ativista, diretora do Instituto Marielle Franco. Ex-jogadora de vôlei, morou 12 anos nos Estados Unidos, tendo estudado em várias universidades americanas. 
  15. Ministro dos Direitos Humanos – Silvio Almeida – Advogado e escritor, Bacharel em Direito pelo Mackenzie e Doutor pela Universidade de São Paulo, além de professor visitante na Universidade de Duke
  16. Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – Geraldo Alckmin – Vice-presidente da República eleito, foi governador de São Paulo 4 vezes, deputado federal e prefeito. Foi o coordenador da equipe de transição.

Clicando aqui você pode acessar o relatório final dos grupos de transição, que foi entregue nesta quinta ao presidente Lula. Ou acesse a seguir: