Nota de pesar pela partida do professor Marco Aurélio da Ros

Após uma vida inteira dedicada ao SUS, o professor Marco Aurélio da Ros faleceu na quarta-feira (16). O professor lecionou no Departamento de Saúde Pública, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFSC, durante 34 anos, de 1977 a 2011. Durante sua carreira atuou na formação de médicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), lecionando no Programa de Residência Multiprofissional e Especialização em Saúde da Família. Como escreve Ligia Giovanella, sua aluna na UFSC, “Marcão” foi ao mesmo tempo, mentor e companheiro de muitas lutas do movimento sanitário. Um dos precursores da Estratégia de Saúde da Família, ele também organizou o Cebes em Florianópolis. Veja a nota de Lígia a seguir:

Hoje o professor Marco Aurélio da Ros nos deixou. Muita tristeza por esta perda irreparável para todos nós, seus discípulos e amigos. Marcão, como era carinhosamente conhecido por todos, com seu carisma e afetividade, foi mentor e companheiro de muitas lutas no movimento sanitário, formando profissionais comprometidos com a saúde da população e com a construção do SUS. 

Egresso da residência em medicina comunitária do Murialdo, foi meu professor de saúde pública na Universidade Federal de Santa Catarina em 1978 e 1979 quando conheci uma prática médica orientada para a coletividade, para a comunidade, em sua atuação como médico do Centro de Saúde da Barra da Lagoa, fazendo diagnóstico comunitário e reunindo-se com os pescadores para discutir seus problemas de saúde. Na UFSC, foi precursor das práticas de estudantes em centros e postos de saúde. Orientou meu estágio e organizou barco para me levar a praticar no postinho da Costa da Lagoa durante o internato de medicina. 

Organizou o Cebes em Florianópolis em seus primórdios com reuniões em que se discutia Alma Ata, PrevSaúde, as liberdades democráticas nas lutas contra a ditadura militar. Juntos formamos agentes comunitários de saúde rurais e urbanos, em Lages, nos interiores de Chapecó e favelas do Rio de Janeiro. Compartilhamos ensinamentos de Sergio Arouca, Mario Testa e Carlos Matus no mestrado e especialização em planejamento estratégico na Escola Nacional de Saúde Pública nos anos 1980. 

Marcão dedicou uma vida toda à formação de profissionais de saúde para o SUS. Com seus amplos conhecimentos em saúde coletiva, educação médica e clínica foi um mestre sem igual, formando para práticas em atenção primária à saúde no SUS com muito afeto e criatividade, despertando em seus alunos valores de solidariedade e engajamento comunitário. Acolhia e tocava violão e cantava e ensinava. Formou profissionais que levaram seus ensinamentos país afora em suas práticas na saúde coletiva e no cuidado individual, nas gestões municipais e na saúde da família no Ministério da Saúde. Sem dúvidas foi um dos precursores da Estratégia de Saúde da Família. 

Nossa gratidão, sempre! 

Amigo do coração ??? um abraço carinhoso na sua partida e a todas e todos amigos e familiares que sofrem sua perda, 

Ligia Giovanella


Marco Aurélio da Ros, nos deixa aos 72 anos. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas/RS em 1975; fez residência em Medicina Comunitária na Unidade Sanitária São José do Murialdo/RS em 1977, com título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade outorgado em 2011; cursou especialização em Saúde Pública pela ESP/RS em 1977; mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ em 1991; doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2000; e pós-doutorado em Educação Médica na Universitá di Bologna em 2010. Foi coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC e da Residência em Medicina de Família e Comunidade UFSC; professor titular aposentado do Departamento do Saúde Coletiva da UFSC.