Nota de Repúdio pelos Atos Terroristas Antidemocráticos ocorridos em 08 de janeiro de 2023

Nós, democratas do Cebes, tomamos conhecimento pelos canais de imprensa e redes sociais a escalada de ações terroristas, antidemocráticas que ocorreram nos prédios dos três poderes, promovidas e financiadas por apoiadores do ex-Presidente Jair Bolsonaro. Além dos prédios públicos destruídos, cuja reconstrução custará recursos públicos, acompanhamos a aquiescência explícita do Governo do Distrito Federal pelo comportamento de cumplicidade da Polícia Militar junto aos terroristas.

Repudiamos esse vandalismo, impregnado ideologicamente pelo Fascismo do Século XXI, inadmissível dentro do Estado Democrático de Direito. Esse terrorismo foi um ataque à nação, ao povo brasileiro, e neste caso, seus autores são criminosos! É preciso identificar as lideranças e os financiadores para que sejam cobrados pelos seus atos golpistas, tanto os que estão em solo nacional, como aqueles que sabendo da ilegalidade de seus atos estão em outros países. Sob hipótese alguma aceitamos narrativas de anistia!

O Cebes nasceu a partir de uma ação de militantes no que ficou conhecido como Movimento Pela Reforma Sanitária, cuja luta não era apenas por melhorias que se restringiam ao Setor Saúde, mas também pela retomada da democracia que estava suprimida desde 1964 pelo golpe que instituiu uma ditadura civil-militar. Está no DNA do CEBES a defesa do Estado Democrático de Direito!

Apoiamos as ações tomadas pelo Presidente Lula, e enquanto Organização da Sociedade Civil, nos colocamos ao lado dos movimentos sociais, dos partidos políticos que não flertam com o autoritarismo, enfim, com todos que defendem a democracia, para ocuparmos as redes sociais e as ruas em defesa da nossa Democracia.

Por fim, parafraseamos nosso Presidente Lula em sua posse: Democracia para sempre!

Veja a nota na íntegra no formato PDF: