Nova diretoria do Cebes – gestão 2023-2024 – toma posse

A nova diretoria do Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) tomou posse nessa segunda (13) em cerimônia no auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), na Glória, capital fluminense. O grupo ficará responsável pela gestão da entidade no período 2023-2024.

O novo presidente da entidade é Carlos Fidelis, historiador e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz. Ele assume a posição que foi de Lúcia Souto, que assumiu para o mandato na gestão 2020-2021 – tendo um período de prorrogação de 1 ano para dar continuidade ao trabalho político do Cebes em um ano de eleição. Lúcia é médica sanitarista e pesquisadora da Ensp e assumiu o cargo de Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde.

Lenaura Lobato é a nova vice-presidente. Ela é socióloga e professora titular da UFF.

Além de Fidelis, Lenaura e Lúcia, compuseram a mesa Ana Tereza, diretora administrativa do Cebes, e Lilian Behringer, presidente do Coren-RJ.

No auditório lotado estavam presenças de integrantes do Cebes de todas as partes do País. Participaram do evento convidados diversos, como os ex-presidentes do Cebes José Gomes Temporão e Paulo Amarante. O deputado federal Reimont também esteve presente, além da presidenta da Asfoc-SN Mychelle Alves Monteiro.

A cerimônia contou ainda com vídeos enviadas pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, Rosana Onock, presidente da Abrasco, Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde e atual presidente presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), além de Sônia Fleury, ex-presidenta do Cebes.

No dia anterior, Cebes discutiu as diretrizes para a nova diretoria e o posicionamento da entidade sobre diversos assuntos do cenário nacional e da América Latina, além de como contribuir com a realização da 17a Conferência Nacional de Saúde, do CNS.

Veja no link ou a seguir a cerimônia da posse: