Nova diretoria do Cebes toma posse com compromisso reforçar laços com movimentos sociais populares

O presidente do Cebes, Carlos Fidelis, que tomou posse no início de março, afirmou que o compromisso desta nova gestão da entidade é de reforçar laços com movimentos sociais populares e ajudar a criar uma base de sustentação para a reforma sanitária e a reconstrução de políticas de saúde no Brasil.

Para o primeiro semestre de 2023, o principal foco da nova diretoria do Cebes é contribuir para a promoção de Conferências Livres, Democráticas e Populares de Saúde para ajudar na construção da 17a Conferência Nacional de Saúde, que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoverá de 2 a 5 Julho em Brasília, cujo tema será Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia.

Na solenidade de posse, onde estavam praticamente todos os novos diretores e convidados, a ex-presidente Lúcia Souto trouxe à memória a vitória de Lula nas eleições presidenciais contra uma extrema-direita global e estruturada e uma máquina política financiada com enormes recursos. Segundo Lúcia, a eleição de Lula criou oportunidade melhor para que a sociedade civil trabalhe em prol de direitos universais de cidadania, especialmente pelo direito à saúde. Para ela, a posse da nova diretoria é um momento de alegria e de compromisso com os desafios do presente e do futuro do país.

Fidelis falou logo depois e agradeceu à Lúcia pelo trabalho à frente do Cebes e também do coletivo Frente pela Vida, do qual o Cebes é co-fundador. A Frente Pela Vida é um movimento social que integrou a luta das entidades da reforma sanitária ante o descalabro da gestão de Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia de Covid-19, doença que vitimou mais 700 mil pessoas no Brasil.

No mesmo tom da ex-presidente que acabava de cumprir o mandato, o novo presidente do Cebes disse que a vitória de Lula abre uma “brecha” para a sociedade brasileiro conquistar uma democracia inclusiva, soberana e sustentável. E que isso é fundamental para garantir o acesso à saúde e outros serviços públicos fundamentais para a cidadania efetiva.

A transmissão do cargo de Lúcia para Fidelis foi no auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ). Além de Carlos Fidelis e Lúcia Souto, fizeram parte da mesa a diretora administrativa, Ana Teresa e a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, Lilian Bering, que lembrou o trabalho e a dedicação de milhares de profissionais de enfermagem no enfrentamento à Covid-19 e expressou sua admiração pela coragem e dedicação dessas pessoas no enfrentamento à pandemia.

Entre os diversos convidados, estiveram presentes os ex-presidentes da entidade, Paulo Amarante e José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, o deputado federal Reimont, a ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo, o ex-coordenador da Rede Unida, Túlio Franco, a presidente da Asfoc-SN Michele Alves, dentre diversas outras pessoas. Enviaram vídeos com felicitações à nova diretoria: a ministra da Saúde, Nísia Trindade,  o ex-ministro da Saúde e atual presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, a presidente da Abrasco, Rosana Onocko, João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e a ex-presidente do Cebes, Sônia Fleury.

Veja a seguir os vídeos enviados para a posse.

Nísia Trindade, ministra da Saúde

“Hoje é um dia de celebração e também de renovação sem perder essa visão de continuidade de lutas e continuidade histórica”, afirmou a ministra Nísia Trindade.

Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde

Pigatto destacou que as pessoas que estão assumindo a diretoria já constroem a história do Sistema Único de Saúde (SUS) do país, e continuarão lutando pela “democracia radicalizada” no Brasil.

Arthur Chioro, presidente da EBSERH

“Como alguém que pertence à família cebiana, levado aos Cebes, nada mais, nada menos, por Davi Capistrano da Costa Filho, eu quero desejar à nova diretoria todo o êxito no cumprimento desse papel fundamental que o Cebes tem”, afirmou Chioro.

Rosana Onocko, presidente da Abrasco

“Que continuemos juntos como sempre na frente pela vida e em todas as boas lutas que são necessárias para defender a democracia, o SUS e a vida no Brasil”, afirmou a presidente da Abrasco

João Pedro Stédile, integrante do MST

Stédile reforçou o carinho e a admiração que o MST tem pelo trabalho desenvolvido pelo Cebes ao longo dos anos e considerando a instituição um parceiro histórico na luta pela defesa da vida saudável, do SUS e contra o uso de agrotóxicos

Sônia Fleury, ex-presidente do Cebes

“É um momento único para essa diretoria crie laços realmente fortes com movimento popular tanto nos comitês populares quanto nas conferências livres. Os núcleos devem e podem fazer que a participação no controle social da Saúde seja só não apenas em nível Federal, mas que elas também se realizem no nível local e regional”, disse Sônia Fleury

Veja no link ou a seguir o vídeo da posse: