Núcleo Bahia do Cebes promove Conferência Livre de Saúde de 2023

O núcleo Bahia do Cebes e a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-BA), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA), promove no dia 28 de abril, a partir das 8h, a etapa local da Conferência Livre de Saúde em 2023. O evento vai acontecer no auditório do ISC-UFBA e será transmitido online no canal do YouTube do instituto. Ele é uma etapa preparatória da 17a Conferência Nacional de Saúde, que acontece de 2 a 5 de julho em Brasília. Diversos núcleos do Cebes estão ativamente trabalhando na organização e promoção das Conferências Livres da Saúde. Veja o convite:

Companheiros, companheiras, companheires da luta pelo Direito à Saúde na Bahia,

Vem aí a Conferência Livre “A saúde que queremos para o amanhã ser outro dia!” promovida pelo CEBES-BA e pela Aben-BA, com parceria do ISC-UFBA.

Compreendemos que a 17ª Conferência Nacional de Saúde representa a oportunidade histórica para debatermos a situação em que estamos.

A pandemia da COVID-19 evidenciou tensões e conflitos entre diversos níveis de governo e entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que, somadas ao curso do desenvolvimento de uma correlação de forças relacionadas ao golpe, organizado em 2016, nos desafiam a produção “do conhecimento para a ação política”.

Assim, precisamos entender o movimento da realidade em curso pra poder produzir o agir consciente e coerente com a necessidade histórica. Sabidamente, o golpe não cessou de produzir seus efeitos, mesmo na conjuntura atual em que a fresta democrática nos oportunizou algum alívio na direção do Executivo Federal.

A correlação de forças que o produziu, em sua essência, não se alterou com as últimas eleições e a 17ª CNS é a melhor oportunidade para debatermos suas consequências para o Direito à Saúde no Brasil e na Bahia.

Venha conosco efetivar nossa tarefa histórica de analisar a situação concreta e propor ações condizentes para tornar o amanhã não um futuro a vir a ser, mas a realização de nossa potência transformadora.

A programação inclui o painel “Conjuntural atual no Brasil e na Bahia: perspectivas para a saúde e para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, com a participação dos professores Jairnilson Paim (ISC/UFBA) e Carmen Teixeira (ISC/IHAC/UFBA), que será a debatedora. Acesse a programação completa: http://www.isc.ufba.br/wp-content/uploads/2023/04/programacao_Conferencia-Cebes.pdf

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/conferencia-livre-cebes-aben/

Reserve a data:
28 de abril de 2023
a partir das 08:00h
auditório do Instituto de Saúde Coletiva
transmitido para: YouTube.com/@labvideoisc