Núcleo DF do Cebes realiza debate sobre a situação de saúde mental com Rede Social da Estrutural

O núcleo Distrito Federal do Cebes se reuniu 15 de fevereiro com a Rede Social da Estrutural para conversar sobre a situação de saúde mental na região da Cidade Estrutural. Essa região periférica do DF surgiu a partir do trabalho de catadores de lixo que atuavam no que já foi considerado o maior “lixão” da América Latina. O debate é uma das etapas para a realização da 5a Conferência de Saúde Mental, que acontecerá de 17 a 20 de Maio de 2022. O debate acontecerá em todas as 16 Redes Sociais do DF.

Segundo Rubens Bias, um dos integrantes do Cebes presentes, a conversa também abordou a situação de saúde mental na região da Cidade Estrutural, as demandas as potências, as políticas públicas existentes e faltantes para a região. Também foi abordada a importância de mobilização da comunidade para participar das etadas livres, regionais e do DF para a 5a Conferência de Saúde Mental.

Rubens informou ainda que a atividade é parte do “Projeto Diagnóstico Dialogado” do Cebes, que é realizado desde 2014 com o intuito de mobilizar a população em defesa do SUS e de trazer as demandas da população para o debate público de maneira estruturada.

O Cebes sempre esteve próximo aos movimentos sociais e sempre articulou conhecimento e militância. Essa é mais uma ação que reforça essa tradição da entidade. Muitos lugares aqui do Distrito Federal, inclusive na Estrutural, que é uma das Regiões Administrativas mais vulneráveis, a gente vê as pessoas mobilizadas debatendo os problemas da sua comunidade. O Cebes se propõe a coletar esses debates, essas mobilizações, sistematizar e divulgar“, explica Rubens. Por isso, ele considera que é muito importante que a entidade mantenha “seu modo de agir vivo e ligado à presença nas periferia enquanto continua elaborando reflexões, que contribuem para melhorar o Sistema Único de Saúde“.

Esses debates fazem parte do projeto Diagnóstico Dialogado, organizado pelo Cebes desde 2014 sempre nos anos eleitorais para buscar atores que realizam debate sobre o SUS. E, por conta da 5a Conferência de Saúde Mental, temas relacionados a esse evento serão debatidos com mais enfoque no Diagnóstico Dialogado. “Além de conselhos regionais, redes locais serão procuradas para debater sobre questões relacionadas à saúde mental e ao SUS como um todo“.

O debate foi fechado, sem transmissão para público externo.

Veja foto do evento: