Núcleo do Ceará e parceiros realizam Conferência Livre e Democrática do Cebes no Estado

O presidente do Cebes participou da Conferência Livre do Ceará, promovido pelo núcleo da entidade no dia 12 de maio. O evento contou com a participação de 159 pessoas, presencialmente e on-line. Os componentes da Mesa ressaltaram importância da singularidade das conferências livres, após quatro anos de obscurantismo e sabotagem à vida e à saúde as pessoas. 

O Núcleo do Ceará do Cebes realizou nessa sexta-feira, 12 de maio, a sua Conferência Livre. O evento aconteceu na sede da Associação do Docentes da Universidade Federal do Ceara (ADUFC) e contou com a parceria do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU), Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF), Frente Cearense em Defesa do SUS (FCDS), Sindicato dos Odontologista do Estado do Ceara (Sindiodonto), Sindicatos do Trabalhadores no Serviço Público Estadual no Ceará (MOVA-SE) e Setorial de Saúde do Partido do Trabalhadores (PT).

A Conferência foi híbrida, presencial e remota. Participaram de modo presencial 37 pessoas e 122 se conectaram ao evento por meio da plataforma zoom e do canal do Sindicato MOVA-se no YouTube, que teve dezenas de visualizações, totalizando 159 participantes assinantes da frequência. 

O Acolhimento Cultural aos participantes foi feito pelo Grupo Cordões do SUS do PET Saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenado pelos professores Sergio Luz e Cleber Domingos Silva. Os professores e estudantes interpretaram paródias sobre o SUS e finalizaram a apresentação com a música autoral “Tributo a Sérgio Arouca”, composta especialmente para a Conferência.

A condução cerimonial foi feita por Sonia Nogueira, do Núcleo do Ceará, que formou a Mesa de Abertura, constituída pelo Presidente do Cebes, Carlos Fidelis Ponte, Lizaldo Maia e Amada Frota do Conselho Consultivo, além de José Araújo Junior (CESAU), Pedro Alves (CMSF), Ana Paula Silveira (FCDS) e Padua Araujo (MOVA-SE). Os componentes da Mesa ressaltaram importância da singularidade das conferências livres, após quatro anos de obscurantismo e sabotagem à vida e à saúde as pessoas, e que estar-se num momento de retomar e motivar, mobilizando corações e mentes para o movimento sanitário, fortalecendo a saúde enquanto direito humano e universal.

Em sua palestra, o Presidente do Cebes, Carlos Fidelis Ponte, afirmou que o movimento das Conferência Livres está integrado a um movimento nacional, que após um desbloqueio na participação popular no governo passado, reinventa-se maneiras de articular e estar unidos, “no sentido de construir um país que todos desejamos e merecemos, que seja mais inclusivo, solidário, democrático e promotor da paz.” Fidelis disse que espera o desencadeamento de um movimento de articulação nacional dos movimentos sociais organizados para enfrentar as ameaças fascistas.

O Cebes Ceará trouxe para a discussão central os eixos 3e 4 do documento preliminar elaborado pelo Cebes: “Gestão do Estado: Intersetorialidade e Participação; Saúde que Queremos. Mudanças inadiáveis.” Na discussão dos eixos foram modificadas algumas propostas e aprovadas a inclusão de mais dez propostas novas ao documento. 

Assista a Conferência no link.

Veja a galeria de fotos do evento: