Núcleo do Cebes no DF será fundado durante Fórum Internacional sobre Educação e Promoção da Saúde

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências de Saúde da UnB promoverá, no período de 26 a 28 de outubro, em Brasília (DF) a quinta edição do Fórum Internacional sobre Educação e Promoção da Saúde cujo tema principal deste ano irá tratar da Reinvenção Emancipatória do SUS. O professor João Arriscado Nunes da Universidade de Coimbra (Portugal) abrirá o evento com a conferência “A retomada político-emancipatória em tempos de globalização”.

Sonia Fleury, presidente do Cebes, será debatedora em uma das mesas-redondas que compõem a programação no segundo dia do Fórum. Ao lado de Jairo Bisol (Ampasa), Nelson Araújo de Oliveira (Anvisa), Armando Raggio (Conass), Luiz Carlos P. Romero (Senado Federal) e José Ricardo Pio Marim (UnB) ela irá discutir as questões relacionadas à repolitização do Sistema Único de Saúde.

Nelson Rodrigues dos Santos, diretor Ad-hoc do Cebes, será o moderador da mesa-redonda “Experiências internacionais na participação e controle social da saúde”. Participam desta mesa-redonda representantes dos Ministérios da Saúde de Cuba, da Venezuela e do Brasil, além do conferencista da Universidade de Coimbra.

No intervalo entre as apresentações de Sonia Fleury e Nelson Rodrigues dos Santos será realizada uma cerimônia para oficializar a fundação do Núcleo do Cebes em Brasília no mesmo local do Fórum. A diretoria do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde convida todos os cebianos para prestigiarem a atividade, programada para o dia 27/10, no horário do almoço.

Os temas escolhidos para as demais mesas-redondas, que contam com a participação de representantes de várias instituições de ensino superior do país são: “A experiência brasileira na constituição de novos atores no campo da saúde e as perspectivas de radicalização na implantação do SUS”, “Saúde e Direitos Humanos”, “A formação em saúde necessária para a construção do SUS”, “Promoção da Saúde X Saúde Coletiva: paradigmas convergentes ou paralelismo na ação?”, “Delineamento de uma Agenda para a formação em Saúde no DF e Região do Entorno”.

Vinculado aos cursos de pós-graduação em Saúde Coletiva (Educação em saúde, Saúde da família e Gestão de sistemas locais de saúde) o evento é aberto à comunidade, professores, pesquisadores, estudantes e trabalhadores da saúde.