Núcleo do Cebes Rio Grande do Sul passa a integrar o Conselho Estadual

Com a palavra de ordem “O SUS É NOSSO E NINGUÉM TIRA DA GENTE, DIREITO GARANTIDO NÃO SE COMPRA E NÃO SE VENDE” foi eleita nessa quinta (21) a nova composição do plenário do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS). São 44 entidades/movimentos sociais que irão compor o plenário do CES/RS.

O Núcleo do Cebes RS compõe o CES/RS no segmento trabalhadores de saúde, subsegmento comunidade cientifica com os cebianos Alcides Miranda e Patrícia Robinson. A suplência ficou com a Rede Unida representada por Frederico Viana Machado e Márcia Fernanda Mendes.

Segue o relato de Maria Juliana Moura:

O Núcleo do Cebes RS participou do edital público de composição da Conselho Estadual de Saúde do RS, no segmento trabalhadores em saúde, subsegmento comunidade cientifica, com apoio da direção nacional do Cebes.

Foi um processo interno importante de alinhamento do papel dos núcleos na representação das instâncias do controle social e dimensão do papel que temos desenvolvido no Estado. Destacar que foi um momento histórico com intenso debate político e articulação entre as entidades e forças políticas, num momento de rearticulação da representação dos segmentos do campo da saúde coletiva, para efetiva defesa do SUS.

Fica a satisfação do reconhecimento público da importância no Cebes e do Núcleo no CES RS. Com ampla aprovação o Cebes RS foi conduzido a titularidade no CES com nossos representantes cebianos Alcides Miranda e Patrícia Robinson e acordamos a suplência com a Rede Unida representada por Frederico Viana Machado e Márcia Fernanda Mendes.

Na foto: Frederico, Marcia (Rede Unida). Cebianos: Alcides, Patrícia e Stenio.