O Cebes no Dia de Luta pela Democracia Brasileira: ‘temos ódio e nojo da ditadura’!

Neste dia 05 de outubro, data em que a Constituição Federal de 1988 completa 35 anos de existência, instituições e organizações sociais de todo o país realizarão atividades em defesa da democracia brasileira, denunciando as diversas dimensões da opressão ainda presentes no Brasil. O Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES) estará presente nessa caminhada coletiva, reafirmando o seu compromisso com as liberdades e direitos democráticos conquistados. 

O Dia de Luta pela Democracia é uma iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que teve início em 2022, em repudio ao genocídio de mais de 500 mil vidas perdidas pela COVID-19. Naquele contexto, o descalabro do governo Jair Bolsonaro não media esforços para promover uma ruptura institucional na democracia brasileira. Comparado com a experiência pandêmica de outros países, vivíamos, sem dúvida, o maior atentado praticado por um governo contra o seu próprio povo. 

Neste limite histórico, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio dos seus milhares de trabalhadoras e trabalhadores, tornou-se a artéria por onde pulsava o coração da democracia brasileira. A saúde pública tornou-se sinônimo de esperança. Como nos anos 1980, a luta pela redemocratização se encontrava com a reafirmação do sentido público e universal da saúde, que agora ocupava o centro das maiores disputas políticas do país. Tornava-se bússola para o programa, a identidade e a coesão da caminhada democrática. 

Diante das pedras do caminho, os militantes do CEBES se articularam intensamente, produziram a travessia. 

Considerada essa condição, o deslocamento político produzido pelas eleições de outubro de 2022 não enterrou, todavia, o risco democrático no Brasil. Como demonstra a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o atentado do 8 de janeiro de 2023, a truculência autoritária tem raízes institucionais e presença no tecido social. Conta com apoio empresarial urbano e do agronegócio, se serve do mercado financeiro nacional e internacional. 

Neste dia 05 de outubro, o CEBES, novamente, estará nas manifestações do Dia de Luta pela Democracia. Dentre outras ações estará sendo realizado o “Diálogos Cebianos”, no qual reafirmaremos que temos ‘ódio e nojo a qualquer forma de ditadura’.