O Governo Federal e a luta contra as drogas

Unidades de Acolhimento, Consultório nas Ruas, Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas, são estratégias do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, criado pelo Governo Federal e executado em parceria com Estados e Municípios. São ações de prevenção e tratamento, que se completam num só objetivo: atender os usuários e apoiar seus familiares para ajudá-los na luta contra o vício.

O Plano, desde quando lançado, há quase dois anos, pela Presidenta Dilma Rousseff, investe na ampliação, em todo o País, de serviços de saúde especializados no atendimento a usuários. Um exemplo são os Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas – CAPSad – que funcionam 24 horas, 7 dias na semana, recebendo usuários de forma humanizada, evitando a internação constante. Os 280 Centros em funcionamento hoje no País buscam reconduzir os usuários de drogas ao contato com a sociedade. Lá eles são tratados e, ao mesmo tempo, estimulados ao trabalho, lazer, convívio social e familiar.

Já as Unidades de Acolhimento oferecem atendimento residencial de até seis meses ao paciente em tratamento. Os cuidados continuados buscam manter a estabilidade clínica e o controle da abstinência. As unidades também funcionam 24 horas, 7 dias na semana e estão divididas em duas modalidades: Acolhimento adulto, para maiores de 18 anos e Infanto-Juvenil, para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos. Até 2014, o Governo Federal pretende dispor de 574 Unidades de Acolhimento em todo o País.

Os Consultórios nas Ruas são unidades itinerantes/móveis que atendem usuários, incluindo pessoas que vivem em situação de rua. São 76 unidades funcionando hoje em todo o País. Até 2014, serão 323 Consultórios nas Ruas. Cada unidade conta com equipe formada por profissionais de saúde e assistentes sociais. As equipes mapeiam e visitam as áreas mais críticas, prestando assistência e cuidados.

A sua cidade já dispõe desses serviços. Procure informações na Secretaria Municipal de Saúde. Para orientação sobre drogas, consulte o serviço de atendimento telefônico gratuito: o Viva Voz – 132 ou o Portal Enfrentando o Crack, disponível em www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack.

E lembre-se: o Governo Federal conta com a sua parceria e de todos os cidadãos brasileiros para vencer o desafio de enfrentar as drogas. Por isso, multiplique essas informações, converse com amigos, vizinhos e parentes.