Painel Temático “Branquitude, Determinação Social e Vida Plena: Qual o SUS queremos no pós pandemia?”

Entre o dia 14 à 24 de julho de 2020 ocorre o Festival do Conhecimento da UFRJ, que é um espaço virtual de encontro e trocas da produção científica e cultural da UFRJ. O Festival possui visão ampla e colaborativa das ações de ensino, pesquisa e extensão.

É a Universidade Viva no enfrentamento da pandemia e na construção do bem comum. Nós, do Cebes-Macaé e Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASCOM) anunciamos com imenso prazer nosso Painel Temático “Branquitude, Determinação Social e Vida Plena: Qual o SUS queremos no pós pandemia?

O discurso da universalidade bem como a democracia universalista no Brasil só foi alcançado por uma camada privilegiada de cidadãos brasileiros, o SUS como uma política de saúde universal é importante para nós, porém, precisamos compreender que ela está imersa na matriz colonial e que pautas universalistas colocadas de forma a apagar nossas desigualdades estão promovendo a vulnerabilização das vidas e dos territórios, com reprodução de práticas racistas, machistas, criminalizadoras da pobreza, que vêm sendo produzidas por meio do pacto de silêncio da branquitude.

Durante a pandemia de COVID-19 a determinação social da saúde-doença-cuidado é evidente, e para superarmos é preciso reconhecer as diversidades para romper com estruturas únicas, abrindo possibilidades para uma cidadania de vida plena. Qual SUS queremos trabalhar e viver no Pós Pandemia? Venha debater com a gente!

Participantes:

Jessica Farias – andarilha cearense da utopia, arte educadora, mestra profissional em Saúde Coletiva pela Unicamp e professora da EMCM/UFRN Thamires Medeiros – enfermeira sanitarista, pesquisadora no coletivo Lélia Gonzales (IMS/UERJ) Inês Leoneza – professora da área de Saúde Coletiva desde 2011 no campus Macaé e Vice coordenadora do curso Enfermagem UFRJ Macaé

Mediador:

Diego Lima – acadêmico do 7o período de Enfermagem UFRJ-Macaé, presidente da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva.

Quando:

Painel será dia 15/07/2020 às 09h

Onde:

Para assistir acesse: www.festivaldoconhecimento.ufrj.br Estaremos na SALA 2 – MESA 1